Saber lidar com as nossas próprias riquezas é fundamental para garantir um desenvolvimento econômico e social mais justo e sustentável do país. Quando não sabemos gerenciar nossos recursos financeiros, podemos acabar tendo problemas de endividamento, desequilíbrios financeiros e dificuldades para alcançar nossos objetivos. Pensando nisso, a peça infantil gratuita “Me Poupe” será apresentada pela primeira vez na cidade de Jacobina (BA) para entreter e conscientizar crianças e adolescentes.
Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, todas as apresentações serão realizadas tanto em escolas municipais como em comunidade periféricas do município e contam com o apoio do Ministério da Cultura e da Jacobina Mineração, uma empresa do Grupo Pan American Silver.
Sinopse
Na peça, Lusco e Fusco, após vários anos vivendo uma emocionante aventura em busca das riquezas minerais em solo brasileiro, se reencontram. Juntos, eles iniciam a sua jornada em compartilhar experiências e pensamentos sobre a importância de saber gerenciar o dinheiro com o público, tudo de maneira descontraída e envolvente.
Com uma abordagem crítica e investigativa, a dupla mostra jogos divertidos e conta histórias intrigantes que ajudam o público a construir um caminho saudável para lidar com o dinheiro. Por meio dessas atividades, o público descobre a importância de valorizar as riquezas do Brasil, bem como desenvolver as habilidades financeiras de cada um.
“Introduzir essa temática dentro das escolas e nas comunidades periféricas é uma oportunidade única para refletir sobre esses assuntos e aprender a lidar de forma mais consciente e saudável com o dinheiro e com as riquezas do país”, comenta a diretora do projeto, Christiane Deucher.
Serviço
Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, o Teatro Sustentável realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.
Peça: “Me Poupe”
PROGRAMAÇÃO:
Data: 28/04
Horários: 10h30 e 13h30
Local: Escola Carlos Gomes
Endereço: Rua Santa Barbara, 66 – Bananeira
Data: 28/04
Horário: 16h
Local: Escola Beatriz Ferreira
Endereço: R.Trinta e Um de Março – Mundo Novo
Data: 02/05
Horário: 8h
Local: Escola Beatriz Ferreira
Endereço: R.Trinta e Um de Março – Mundo Novo
Data: 02/05
Horários: 10h30 e 13h30
Local: Colégio Crescenciano (Itaitú)
Endereço: Rua do Predio – S/N – Centro
Data: 02/05
Horário: 19h
Local: Comunidade
Endereço: A confirmar
Data: 03/05
Horários: 10h30 e 13h30
Local: Colégio Marcos Jacobina (Caatinga)
Endereço: Rua Bela Vista – S/N – Caatinga do Moura
Data: 03/05
Horário: 16h
Local: COMUJA
Endereço: Rua Antônio Vieira Mesquita – S/N
Data: 04/05
Horário: 8h
Local: COMUJA
Endereço: Rua Antônio Vieira Mesquita – S/N
Data: 04/05
Horários: 10h30 e 13h
Local: Escola Armando
Endereço: R. Margem Rio do Ouro – Centro
Data: 04/05
Horário: 19h
Local: Comunidade
Endereço: A confirmar
Data: 05/05
Horários: 10h30 e 13h
Local: Colégio José Prado (Lages)
Endereço: Rua Quintino Alves – Lages do Batata
Sobre a Jacobina
Mineração A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. A JMC opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.
Sobre o Teatro Sustentável
O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Teatro Sustentável acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.
O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.
As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos.
O Teatro Sustentável está em sua 10ª edição e, já itineramos por mais de 260 municípios, estivemos em mais 1.500 escolas, apresentamos 1.938 espetáculos em 18 estados brasileiros, beneficiando um público de mais de 250.000 crianças.