Planejamento e direcionamento de conteúdo é diferencial em metodologia de ensino

Embora a proficiência dos brasileiros no inglês tenha evoluído nos últimos anos, ela ainda é baixa. Pelo menos é o que indica a edição de 2013 do Índice de Proficiência em Inglês (EPI), que aponta que os brasileiros subiram oito posições no ranking mundial, mas ainda ocupa a 38ª posição. Considerando que as organizações têm valorizado os profissionais que dominam um segundo idioma, principalmente a língua inglesa, é crescente a busca por metodologias que realmente estimulem o aprendizado.  

A partir do diagnóstico do conhecimento do aluno, a Essential Idiomas – consultoria especializada no desenvolvimento de cursos de capacitação e treinamento em idiomas in company – planeja as aulas de acordo com o perfil do aluno. O plano contempla as principais falhas do aluno mesclando com o que ele mais gosta para o ensino ser produtivo, sem deixar de ser prazeroso. 

A professora de inglês Aline Perrotti acredita que o aproveitamento das aulas é substancialmente melhor quando há uma avaliação das necessidades individuais de cada aluno. Segundo ela, “antes de começarem as aulas, cada aluno realiza uma avaliação escrita e oral, a fim de analisar o seu perfil, ver suas dificuldades. Assim fica mais fácil para nós, professores, programarmos as aulas durante o semestre, e também para os alunos absorverem o conteúdo. Percebo que o aproveitamento das aulas é muito maior com essa metodologia mais flexível”. 

O professor Leonardo Marques também acredita que compreender o perfil do aluno é um dos maiores diferenciais na metodologia. “A partir da observação do aluno, é feita uma avaliação das suas preferências. Se ele tiver mais facilidade no estudo formal, por exemplo, iremos recomendar mais atividades de leitura, e escrita. Tudo depende muito das características individuais de cada um, e é isso que torna essa metodologia tão construtiva”.  

Assim como na maioria dos cursos, as aulas costumam ser direcionadas de acordo com o material institucional. Entretanto, na Essential o conteúdo vai além da gramática e do speaking, já que os livros também trazem alguns conteúdos extras, como descrições culturais dos países onde o idioma é falado. Além disso, as aulas estimulam a discussão sobre outros temas a partir da análise de vídeos e músicas, algumas vezes sugeridos pelos próprios alunos.  

O professor de inglês Marcos Tito ministra aulas de inglês há 23 anos, e já trabalhou com diversas metodologias ao longo da carreira. Segundo ele, “o aprendizado de uma nova língua deve ir além das aulas. É importante compreender os hábitos, as tradições e as variações da linguagem, e a metodologia da Essential estimula os alunos a buscarem esse conhecimento no material de aula, e além dele, para diminuir o estranhamento com a nova cultura”. 

Tito também acredita que na Essential os professores têm uma maior liberdade para buscar alternativas no ensino: “notei que alguns alunos se envolveram mais com as homeworks quando passei a enviar mensagens de texto para eles com um quizz, feito com questões encontradas no material didático. Além de responderem às perguntas, eles traziam mais perguntas. Foi uma estratégia para aliar o interesse tecnológico aos estudos”.  

Para a diretora da Essential Idiomas, Lilian Simões, “acredito que a nossa metodologia se destaca por ser extremamente atenta às necessidades individuais de cada aluno. Embora tenhamos um material didático que é seguido durante as aulas, os nossos profissionais direcionam o conteúdo de acordo com o perfil do aluno. Percebemos que isso estimula o estudante. Costumo dizer que não há mágica para o aprendizado, mas uma boa orientação pode ser um grande estímulo”.  

Sobre a Essential Idiomas 

Fundada em 1988, a Essential Idiomas é uma consultoria especializada no desenvolvimento de cursos de capacitação e treinamento em idiomas in company. Atua em empresas com grupos de executivos e atualmente disponibiliza cursos de Inglês, Espanhol e Português para Estrangeiros. Mais informações no site:www.essential.com.br

 

 

Deixe uma resposta