Pátio do Colégio e Praça Dilva Gomes passam a ter wi-fi gratuito

A partir de hoje, os paulistanos já podem utilizar a internet gratuita em dois pontos turísticos da cidade: o Pátio do Colégio e a Praça Dilva Gomes. O programa “Wi-Fi Livre” acaba de ser lançado em uma cerimônia com a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e do Secretário municipal de serviços, Simão Pedro Chiovetti, no Pátio do Colégio. 

A empresa responsável pela instalação do wi-fi nesses dois pontos é a WCS (Wireless Comm Services) – operadora de telecomunicações que fornecerá o serviço de internet por meio de rádio digital e venceu o pregão eletrônico realizado em outubro do ano passado. Até junho a capital contará com 120 pontos de internet gratuita, que fazem parte do maior projeto de inclusão digital da América Latina.

Além da WCS, outra empresa também foi vencedora do pregão realizado pela Prodam – empresa de tecnologia da informação e comunicação do município de São Paulo. Cada uma ficou responsável por duas regiões da cidade, com um total de 120 pontos de internet. A WCS é responsável pela instalação da internet nas 60 praças da região Central e Zona Leste e tem até o mês de junho deste ano para concluir a instalação nas praças, data em que pretende concluir os trabalhos. O valor total do contrato assinado entre as duas empresas e a prefeitura de São Paulo foi de R$ 30 milhões, sendo que o contrato cerrado contempla em totalidade 3 anos de vigência, podendo inclusive ser prorrogado por mais 2 anos após a primeira vigência concluída. 

Outras áreas, além do Pátio do Colégio e a Cohab 1, que também terão o wi-fi gratuito são o Mercadão, o MASP e a Praça da Sé. A lista completa de Wi-Fi Livre pode ser encontrada no site da Prefeitura de São Paulo através do link http://goo.gl/XTeJBA

Como funciona? 

O cidadão que quiser utilizar o serviço precisa apenas utilizar o seu dispositivo para através do browser escolher o website de sua preferência. A velocidade mínima oferecida é de 512kbps por usuário. Qualquer cidadão poderá utilizar o serviço e acessar a internet através de tablets, smartphones, laptops, etc. 

A WCS

Em seus 15 anos de existência, 2013 foi o primeiro ano em que a WCS passou a participar de licitações governamentais, obtendo um alto índice de sucesso. A unidade da WCS de Brasília, por exemplo, participa em média de oito licitações ao mês, com uma média de aproveitamento entre 20 e 30%. Ao todo, a WCS tem cinco unidades no país: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. 

Dentre as licitações já conquistadas pela empresa estão projetos como o CINDACTA I (1º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), o Sesc, a Defensoria Pública do Distrito Federal, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

“Estamos muito contentes em poder contribuir com um projeto tão importante para a cidade como é o Wi-Fi Livre”, comenta o CEO da WCS, Rogério Ferragonio. 

 

Deixe uma resposta