“Mundial da Educação” é lançado no próximo dia 28 de outubro

No dia 28 de outubro, próxima segunda-feira, será lançado o “Mundial da Educação”, em São Paulo. Trata-se de uma iniciativa pioneira para incentivar estudantes, professores, entidades não-governamentais, agentes culturais, prefeituras e qualquer cidadão que queira colaborar informando e sugerindo possibilidades educativas em cada uma das cidades-sede da Copa de 2014 em uma plataforma digital. 

O mapeamento inclui serviços acessíveis não apenas dentro das escolas, mas espalhados por toda a cidade, em áreas como cultura, esporte, bem-estar, empreendedorismo, emprego e sustentabilidade. O movimento já conta com a adesão de parceiros importantes como movimento Todos Pela Educação, Unicef, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação) e Ministério da Educação. Também fazem parte da mobilização fundações empresariais como o Itaú Social, Instituto Inspirare e o grupo educacional Kroton, com 1,5 milhão de alunos.

“O desafio do “Mundial da Educação” é ser uma articulação nacional para que um evento esportivo se transforme numa experiência de aprendizagem, deixando um legado duradouro para as cidades que serão sedes da Copa e, consequentemente, para o País”, afirma a diretora executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. 

“Um esforço de mobilização será feito para que esses recursos possam ser melhor utilizados pelas escolas e seus alunos, associados ao currículo escolar. É como se a cidade fosse uma grande sala de aula, ampliando tempos e espaços de aprendizagem para suas crianças e jovens”. 

Todo esse acervo de possibilidades será mantido numa plataforma digital, com uma área independente para cada cidade, mas todas integradas num mesmo portal. O conteúdo pode ser também acessado em qualquer lugar por um aplicativo, ajudando as pessoas a saber e compartilhar o que existe de mais próximo. Toda contribuição será avaliada por uma curadoria e depois estará disponível a todos.

Pesquisa Ibope

Durante o evento de lançamento do “Mundial da Educação” serão divulgados dados de uma pesquisa inédita feita recentemente pela plataforma pesquisa on-line do Ibope – Conecta. Uma das perguntas feitas aos internautas era se concordavam com a seguinte a afirmação: “Se o brasileiro cobrasse educação como cobra futebol teríamos um ensino de 1º mundo”, 77% dos internautas de todo o Brasil concordaram plenamente e 18% concordaram em parte. A enquete foi realizada com 870 internautas de todo o Brasil.

Sobre o “Mundial da Educação”

A iniciativa “Mundial da Educação” conta com a adesão de parceiros como movimento Todos Pela Educação, Unicef, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação) e Ministério da Educação. Também fazem parte da mobilização fundações empresariais como o Itaú Social, Instituto Inspirare e o grupo educacional Kroton, com 1,5 milhão de alunos. A proposta é ser uma rede voluntária de colaboradores, que podem ser estudantes, professores, entidades não-governamentais, agentes culturais, prefeituras e qualquer cidadão que queira colaborar informando sobre possibilidades educativas em cada uma das cidades-sedes da Copa de 2014. As sugestões podem ser relacionadas à cultura, esporte, bem-estar, empreendedorismo, emprego e sustentabilidade.

 

Deixe uma resposta