Fábricas de Cultura e Museu Catavento recebem peça infantil gratuita “O Show da Química”

Os cientistas malucos estão chegando em São Paulo! A peça “O Show da Química”, voltada para o público de 8 a 12 anos, será encenada gratuitamente nas Fábricas de Cultura e no Museu Catavento – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciadas pela Catavento Cultural e Educacional. 

 
O projeto “O Show da Química” é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil. As apresentações contam com o apoio do Ministério da Cultura e da Dow, empresa química com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para resolver problemas complexos da sociedade, contribuindo para o progresso humano.
 
Com muitas experiências químicas, a peça é bastante interativa, o que prende a atenção dos pequenos espectadores do começo ao fim. Os cientistas malucos levarão as crianças a descobrirem um mundo mágico de cores, sons e explosões. De maneira leve e divertida, os atores falam sobre os diferentes estados da matéria, polímeros, catalisadores e muito mais. As crianças passam a entender que a química está presente em todos os momentos da nossa vida. 
 
O diretor do projeto Diverte Teatro Viajante, Júlio Martinez, conta que a peça vem despertando o interesse pela química em crianças de todo o Brasil. “Criança gosta de sentir, tocar, estar realmente envolvida no assunto. Por isso, optamos por criar uma narrativa que seja muito participativa. Nunca se sabe quantos futuros cientistas podem estar na nossa plateia”, comenta Martinez. 
 
A parceria da Dow com o projeto Diverte Teatro Viajante está alinhada aos objetivos da estratégia de cidadania corporativa da empresa, que prevê, entre seus focos de atuação, desenvolver iniciativas que buscam despertar o interesse e melhorar a preparação dos alunos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, por meio de parcerias estratégicas.
 
“Ao apoiar ações como essa, a Dow reafirma seu compromisso de contribuir diretamente para a melhoria da educação das ciências – não somente nas comunidades que a empresa atua diretamente, mas em todo o país”, explica Fábio Mendes, Especialista em Cidadania Corporativa da Dow.
 
Serviço:
Peça: “O Show da Química”
Dia: 16 de maio
Horário: 14h30
Local: Fábrica de Cultura Parque Belém
 
Peça: “O Show da Química”
Dia: 17 de maio
Horário: 10h e 14h30
Local: Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
 
Peça: “O Show da Química”
Dia: 19 e 20 de maio
Horário: 15 horas
Local: Museu Catavento
Endereço: Parque Dom Pedro II, Avenida Mercúrio, s/n- Brás, São Paulo-SP
 
Peça: “O Show da Química”
Dia: 24 de maio
Horário: 10h e 14h30
Local: Fábrica de Cultura Sapopemba
Endereço: Rua Augustin Lubert, 300 – Fazenda da Juta, São Paulo-SP
 
Peça: “O Show da Química”
Dia: 30 de maio
Horário: 14h30
Local: Fábrica de Cultura Itaim Paulista
 
Sobre o Diverte Teatro Viajante
A partir de sua primeira edição em 2014, o projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.
Os assuntos abordados no projeto fazem parte do dia a dia destes jovens, mas muitas vezes não são abordados com frequência. O projeto teatral tem a função de integrar, socializar ideias e acima de tudo desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica. Desenvolve também a parte indutiva e racional através da expressão de suas emoções, leva também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.
 
Sobre a Dow
Presente no Brasil desde 1956, a Dow emprega cerca de 2.800 pessoas em 8 unidades fabris, 3 centros de pesquisa e 2 escritórios, entre eles a Diamond Tower, sede da Companhia na América Latina, localizada na cidade de São Paulo (SP). As unidades de produção e pesquisa da Dow no Brasil estão localizadas nos Estados da Bahia (Aratu), São Paulo (Guarujá, Hortolândia, Jacareí, Jundiaí e São Paulo), Minas Gerais (Santos Dumont e Santa Vitória) e Pará (Breu Branco).   
Ao mesmo tempo em que está comprometida com a solução de problemas globais, a Dow Brasil desenvolve ações focadas nas necessidades regionais e locais. A empresa mantém diversos programas de impacto social, em benefício das comunidades onde está inserida, investindo US$ 3,7 milhões nos últimos 5 anos e impactando aproximadamente 1 milhão de pessoas.
 
Sobre as Fábricas Cultura 
As Fábricas de Cultura são espaços culturais da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, oferecem uma programação cultural diversificada, com cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. As Fábricas de Cultura da Zona Leste oferecem cursos de Artes Visuais, Balé, Bordados, Capoeira, Cerâmica, Circo, Coro Sinfônico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Desenho, DJ, Jazz, Leitura e Escrita, Percussão, Pintura, Street Dance, Teatro, Teclado, Violã, Violino e Xadrez. 
 
Sobre o Museu Catavento
O Museu Catavento, Espaço Cultural da Ciência da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Deixe uma resposta