Centrium controla a qualidade do desenvolvimento com GXserver

O desenvolvimento de um mesmo sistema por vários profissionais muitas vezes é um problema por não haver um controle de quem fez uma alteração ou quando foi feita. Contar com uma ferramenta que integre todos os desenvolvedores e ainda permita que eles trabalhem de diferentes locais pode fazer toda a diferença. Esta é a função do GXserver e a Centrium conseguiu controlar a qualidade dos programas desenvolvidos e se diferenciar no mercado através desta ferramenta.

Desenvolvedora de software para pequenas e médias empresas dos segmentos de indústria, comércio e serviços, a Centrium foi criada em 1993 e, atualmente, conta com cerca de 300 clientes, divididos entre os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Em 2011, a empresa passou a utilizar o GXserver, que é uma ferramenta que permite coordenar o trabalho em equipe para o desenvolvimento distribuído de aplicações GeneXus.

“O GXserver mudou radicalmente nossa forma de trabalhar. Tínhamos muita dificuldade em controlar, por exemplo, quem tinha alterado um dado do programa, quando esta alteração tinha sido feita e a impossibilidade de controlar as versões. Tudo era feito de maneira muito empírica e havia falta de controle de qualidade. Agora, antes de algo ser levado para o servidor, um analista estuda detalhadamente as alterações efetuadas”, explica o diretor da Centrium, Maurício de Carvalho.

Além das vantagens do GXserver, Carvalho destaca a agilidade, produtividade e perpetuação do investimento tecnológico proporcionado pelo desenvolvimento com GeneXus. “Temos que nos preocupar com as necessidades do cliente, não com pequenos detalhes de programação, onde se perde muito tempo. Em nossa história, reescrevemos o ERP três vezes e em todas estimamos que 90% das regras de negócio e telas do ERP foram preservadas. Além disso, se optássemos por desenvolver sistemas manualmente, sem GeneXus, acredito que deveríamos ter hoje 50% mais funcionários na área de desenvolvimento”.

Inicialmente, a Centrium utilizava Clipper e quando o Windows apareceu como ambiente gráfico percebeu que a migração seria bastante complexa e passou a buscar uma ferramenta que auxiliasse no desenvolvimento. Segundo Carvalho, eles conheceram GeneXus através de um candidato a uma vaga de emprego. Procuraram uma revenda e na demonstração viram que em uma manhã foram criados os cadastros de produtos, clientes, pedidos de vendas e uma tela de faturamento, o que a Centrium demoraria no mínimo uma semana para fazer, por isso, optaram pela aquisição do GeneXus.

“Em nossa cidade, fomos a primeira empresa a ter um ERP 100% Windows no ano de 2000, enquanto nossos concorrentes estavam ‘lutando’, e alguns ainda estão, para reescrever seus antigos sistemas em DOS para Windows. Também neste ano ocorreu o bug do milênio e esta adaptação praticamente não nos custou nada. Essa foi uma das fases em que a Centrium teve um crescimento quantitativo muito grande, pois nos diferenciamos no mercado”.

Em 2011, além de iniciar o uso do GXserver, a Centrium migrou para o GX X Ev 1. Esta foi uma ação estratégica que colocou a empresa em um novo patamar de tecnologia. “Agora podemos traçar novos objetivos e, com certeza, trabalharemos para a conversão web e utilização em smart devices no ano de 2013. Temos todo um novo mundo de oportunidades para explorar, nos desenvolvermos e com isso buscarmos novos diferenciais tecnológicos”, finaliza Carvalho.

Sobre o GeneXus

GeneXus International é a empresa criadora de GeneXus, ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar. Esta solução de desenvolvimento multiplataforma de nível empresarial permite às empresas aproveitarem ao máximo suas equipes de desenvolvimento, simplificando a criação e a manutenção de programas e bases de dados, automatizando tudo o que é automatizável. GeneXus é a ferramenta escolhida por mais de 90 mil usuários corporativos e 7 mil empresas para aumentar sua flexibilidade e produtividade na hora de criar novos aplicativos.

Deixe uma resposta