O momento de fazer promessas para 2015 chegou. Muitos já anunciaram que se dedicarão mais ao trabalho, outros estipularam metas de novos clientes e há aqueles que definiram táticas exclusivas para montar um excelente quadro de funcionários. Essas ações são importantíssimas, mas não podemos deixar de lado, a proposta de ampliar as ferramentas de venda do nosso negócio. Então, que tal acrescentar mais este tópico a sua lista de prioridades para o próximo ano?
Cada empresa requer uma ação diferenciada para ganhar visibilidade e aumentar o número de negociações da sua empresa. Para algumas, a melhor estratégia é investir em comerciais televisivos ou propagandas no rádio. Já para outras, a forma ideal é através do envio de e-mail marketing e distribuição de folders pela região da sua empresa. Todas estas e as demais ações de divulgação existentes são válidas, mas, antes de tudo…
O indicado é que o empreendedor defina o seu público de interesse e desenvolva as estratégias visando onde os stakeholders estão localizados, faixa etária, se preferem ser contatado por meio de telefone, SMS ou e-mail, entre outros. Toda a ação tem que ser planejada e muito bem pensada. Um dos grandes empreendedores norte-americano, Henry Ford, fundador da empresa que leva o seu sobrenome, dizia que “pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez, por isso, tão poucos se dediquem a ele”. Não podemos nos enquadrar nesta citação, precisamos explorar nossa criatividade e pensamentos diariamente, não só para o nosso negócio, mas para a vida.
Copiar a estratégia da concorrência, por exemplo, não é uma boa tática e pode não dar certo para a sua empresa. Com isso, sua marca pode perder a credibilidade e correr o risco de fazer com que a sua clientela se interesse pelo produto do adversário. Se você quer apostar em atitudes que tragam resultado, cogite a ideia de participar de eventos do seu segmento. É uma forma de fortalecer o nome do negócio, além de uma oportunidade de fazer networking e prospectar novos clientes. Com o grande volume de pessoas circulando em feiras, pode ser uma grande chance de alcançar novos leads.
Outra ferramenta é o Google AdWords. Um serviço de links patrocinados do Google que funciona como uma ferramenta para quem quer dar destaque aos seus produtos, através de anúncios. Por ser a página virtual com mecanismo de busca mais acessada mundialmente, apostar na divulgação no Google pode gerar muita visibilidade para o seu negócio e, automaticamente, vendas. O mais interessante do serviço AdWords é indicar palavras-chaves, que serão facilmente encontradas por consumidores que procuram artigos ao que sua marca está oferecendo.
Se você acha que investir em propaganda não é uma boa solução para a sua empresa, há outras maneiras de conseguir se destacar no Google. Uma delas é investir nos serviços de Assessoria de Imprensa, que pode ser contratado por empresas de todos os portes, inclusive as pequenas e médias. As AIs fazem um trabalho editorial, ou seja, as matérias veiculados em sites, revistas e jornais são de cunho de notícias e não de publicidade. A Assessoria funciona como uma ponte entre a empresa e os veículos de comunicação, além disso, essas publicações dão mais credibilidade para as marcas.
Mas, o interessante não é sair investindo em todas as ferramentas de marketing disponíveis no mercado. É preciso fazer uma análise das necessidades da sua instituição e procurar a que irá supri-las. Em outra de suas diversas citações inteligente, o dono da Ford afirmou ainda que “não nos tornamos ricos graças ao que ganhamos, mas com o que não gastamos”. Por isso, fique atento ao que realmente precisa ser feito. Continue apostando nos planejamentos antes de investir em qualquer ação. Não se esqueça: investir em ferramentas que aumentam as suas vendas e dão credibilidade para sua marca precisam ser promessas para 2015. Boas festas!
*Por Alejandro De Gyves, diretor para América Latina da ActionCOACH – líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e a primeira franquia de coaching no Brasil. Mais informações em http://goo.gl/Z4kMdK