Cresce, cada vez mais, a valorização das soft skills dentro do ambiente corporativo. Habilidades e competências comportamentais, sociais e emocionais estão ligadas ao relacionamento interpessoal e são grandes responsáveis pela permanência dos profissionais nas empresas por mais tempo, segundo pesquisa do Instituto Gallup.
E não são apenas as hard skills (as chamadas habilidades técnicas) que norteiam o profissional de destaque hoje. Segundo um levantamento do LinkedIn, 92% dos recrutadores enxergam as soft skills como tão ou mais importantes.
Refletindo a responsabilidade das soft skills e como elas agem no potencial de cada profissional, a Dexco criou o programa de atração de talentos, chamado DEXtination, em janeiro de 2023, sob consultoria da House of Feelings, escola de sentimentos para o mundo corporativo. A iniciativa acontece na forma de sessões de coaching e treinamentos, todos aplicados ao desenvolvimento comportamental dos participantes.
Focado na aceleração de carreira, o DEXtination tem como objetivo atrair e desenvolver profissionais com mindset digital, inovação, protagonismo, diversidade e, consequentemente, que busquem resultados de alta performance através destas características.
“Para o DEXtination, observamos características técnicas ao longo do processo seletivo, mas, mais do que isso, demos ênfase aos aspectos comportamentais, buscando candidatos que tivessem mais fit com a cultura da empresa e que demonstrassem potencial de crescimento. Além disso, alinhado à nossa cultura
organizacional, temos como objetivo tornar a Dexco um lugar cada vez mais inclusivo. Assim, nesse programa incentivamos a contratação de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e suas diversas interseccionalidades”, explica Adriana Carolina, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Dexco.
O DEXtination, ao contrário do modelo tradicional de programas, não selecionou apenas engenheiros, mas também pessoas de áreas como Administração, Ciências Contábeis e Psicologia: um público multidisciplinar e com olhar para o negócio, o cliente, o consumidor da marca. Com uma agenda motivada pela diversidade, inclusão e aprendizado contínuo, o programa conta com uma trilha de desenvolvimento estruturada e job rotation entre os diversos negócios da Dexco. Sempre pautado na cultura e estratégia da empresa: Mindset Digital, Inovação, ESG, centralidade no Cliente e Consumidor.
É exatamente em um protagonismo voltado para o aprendizado contínuo que a consultoria da House of Feelings vai atuar. Serão trabalhadas, com cada um dos 21 participantes durante os 18 meses de duração do programa, as inquietações e como elas podem ser direcionadas para o desenvolvimento das competências necessárias para assumirem posições chave dentro da organização ao final do programa.
As seis primeiras semanas do programa foram focadas na integração. Os participantes visitaram alguns dos negócios da Dexco, conhecendo as lideranças de processos, negócios e as estratégias das divisões.
“Os resultados iniciais desse novo programa já são positivos. Todos estão alinhados ao pensamento e cultura da Dexco”, percebe Adriana.
Cultura multi
Uma empresa multinegócios e detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco existe há 70 anos e é referência em painéis de madeira industrializada do Brasil, e produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul. Opera com mais de 13 mil colaboradores, sede em São Paulo e 24 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia.
Sob a promessa de marca – Viver Ambientes – a Dexco vive um novo momento e sob o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, centrado no consumidor e em facilitar a jornada de construção e reforma, alinhada à sua preocupação com o ESG.
Em 2021 criou o DX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital, para investir em startups e scale-ups que consigam endereçar essas questões. Faz parte ainda de uma joint venture – LD Celulose – para a fabricação de celulose solúvel.
Como uma empresa removedora de carbono, por meio de seus mais de 140 mil hectares de florestas plantadas e áreas de conservação, a Dexco conquistou reconhecimento como liderança em sustentabilidade corporativa pelo CDP – organização que é referência ambiental global, por seu papel no combate às mudanças climáticas.
Com capital aberto desde 1951, a empresa tem suas ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3.