Você se lembra da última vez que passou um dia inteiro sem abrir o WhatsApp? Difícil a resposta ser positiva, não é mesmo? A ferramenta assumiu oficialmente no ano passado a posição de aplicativo mais popular do planeta. Somente no Brasil, o app faz parte da vida de 120 milhões de pessoas e está instalado em 99% dos aparelhos celulares.
É que não tem como fugir: o WhatsApp acabou virando parte da rotina diária das pessoas. E é essa imensa popularidade do app que faz dele um canal poderoso para empresas – e não só para vendas. Prova disso, é a multinacional Mérieux NutriSciences – laboratório líder mundial em análises ambientais, de alimentos, agroquímicos, fármacos, saneantes e cosméticos – que encontrou uma solução para prevenir erros na emissão de notas fiscais usando o WhatsApp e, assim, evitar prejuízos financeiros.
Conferência de dados
O projeto Check-In, iniciado em maio deste ano pela empresa, consiste em um processo de confirmação dos dados das propostas dos clientes. Para essa conferência de informações via WhatsApp é utilizada a AnnA – plataforma conversacional desenvolvida para construção de soluções de TI. Além disso, o Check-In também faz o uso de e-mails via plataforma web para as verificações.
Neste primeiro momento, o projeto contempla a área de análises ambientais da Mérieux NutriSciences, principal operação da empresa no Brasil. O grande volume de projetos – que gira em torno de 1,5 mil por mês, assim como a complexidade das propostas, muitas vezes, geram erros com os pagamentos de notas.
“Para evitarmos impostos pagos erroneamente, precisamos confirmar todas as informações importantes na execução do processo. Nesse caso, nada melhor e mais simples do que fazê-lo pelo WhatsApp. Com a AnnA, desenvolvemos um questionário completo e funcional com 14 perguntas, melhoramos experiência do usuário e otimizamos nossos processos”, explica Willian Domingues, CIO da Mérieux NutriSciences América do Sul.
O CIO da multinacional ainda destaca: “A plataforma também permite a integração com outros sistemas, o que nos dá mais espaço para expandir o projeto”.
Hoje, 35% dos projetos ambientais de todo o Brasil já passam pelo Check-In, o que corresponde a 45% do faturamento da empresa. O objetivo é de expansão, para que até o fim do ano, o Check-In alcance as demais áreas da multinacional e a totalidade dos projetos, realizando os processos inteiramente via AnnA.
“Fomos pioneiros no nosso segmento em utilizar esse tipo de solução em tecnologia e não há dúvidas que teremos os bons resultados que buscamos. A ampliação do projeto já é uma realidade em nosso planejamento e esperamos explorar as funcionalidades da AnnA em outras áreas e processos da empresa”, ressalta João Carlos Lotto, coordenador de Customer Care da Mérieux NutriSciences.
Futuro breve
Já entrou em fase de testes uma nova solução para o setor de RH da Mérieux NutriSciences, focada no recrutamento e na seleção de funcionários através da AnnA. Além disso, está nos planos da multinacional internacionalizar uma solução logística de coleta com serviço de geolocalização via WhatsApp. “A ideia é expandir a utilização desses tipos de soluções para as nossas unidades em outros países, melhorando nossos processos globais com o uso dessa tecnologia”, finaliza o CIO, Willian Domingues.
Sobre a Mérieux NutriSciences
A Mérieux NutriSciences Brasil surgiu em 2008 com o início da aquisição da Bioagri, maior grupo privado de laboratórios de análises da América Latina, fundado em 1991 em Piracicaba. Hoje, a Mérieux NutriSciences Brasil conta com 14 laboratórios no país e cerca de 1.000 colaboradores, oferecendo serviços analíticos de excelência nos setores de alimentos, ambiental, agroquímicos, fármacos, saneantes e cosméticos. Para mais informações: https://www.merieuxnutrisciences.com.br
Sobre a AnnA
A AnnA é uma plataforma conversacional, um hub que ajuda empresas de todos os setores e tamanhos a integrarem seus serviços em plataformas de mensagens como o WhatsApp, Messenger do Facebook e Telegram. A solução foi criada pela W5 Solutions, empresa com mais de 15 anos no mercado e o compromisso de facilitar a conexão de pessoas a sistemas. Sua utilização garante que o consumidor seja capaz de ter acesso a informações e serviços importantes. Mais informações em https://anna.center/