Em seus mais de 100 anos de história o Santos Futebol Clube apresentou o Rei do Futebol ao mundo e diversos outros craques do futebol brasileiro. Foram quase 100 títulos, entre eles o Bicampeonato Mundial e o Tricampeonato da Libertadores. Mas toda a história de um clube é escrita a cada partida jogada e por isso o Almanaque do Santos FC é um dos livros mais esperados por torcedores, pesquisadores e amantes do futebol.
Escrito pelo pesquisador Guilherme Nascimento, o livro traz fichas técnicas de mais de 5.600 partidas jogadas pelo Santos FC em seus 100 anos de história. Entre as informações estão: local do jogo, data do confronto, escalação das duas equipes, placar, além de curiosidades e comentários sobre as partidas.
Segundo o autor, as pesquisas para o Almanaque do Santos FC tiveram início após o milésimo gol do Rei Pelé, em 17 de novembro de 1969, quando ele passou a fazer anotações e guardar livros, revistas e jornais. Mas somente em 2004, após a conquista do oitavo título de Campeão Brasileiro, Nascimento resolveu montar o Almanaque. Ele acreditava que terminaria em um ou dois anos, mas levou sete anos para finalizar a obra.
Na apresentação do livro, Nascimento destaca santistas e também torcedores de outros clubes que o auxiliaram na elaboração e pesquisa das informações, inclusive com pessoas que residem fora do Brasil. Mas ressalta também que esta não é uma obra acabada.
Além das informações completas sobre cada partida, o Almanaque do Santos FC traz textos do atual presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, e do jornalista e pesquisador da história do Clube, Odir Cunha. Segundo Luis Alvaro, “este Almanaque traduz nossa [Santos] grandeza em números, dados e estatísticas”.
Já Cunha destaca que outros clubes já tinham o seu almanaque, faltava o do Santos. “Se outros clubes, menos espetaculares, já tinham os seus, por que nosso querido Alvinegro Praiano, de façanhas inesgotáveis, ainda não possuía um livro que contasse em detalhes seus duelos ao longo da história?”.
Sobre o livro
Título: Almanaque do Santos FC
Autor: Guilherme Nascimento
ISBN.: 9788598230344
Formato: 21x27cm
Edição: 1 / 2013
Idioma: Português
Número de páginas: 392
Preço de capa: R$ 99,00
IMAGEM CAPA DO LIVRO
Se precisar de imagem do livro, basta fazer o download no link: http://www.flickr.com/photos/conectecomunicacao/8402184633/in/photostream
Sobre a editora Magma Cultural
A Magma Cultural é especializada na produção de livros de arte sobre arquitetura, design, fotografia, esportes e história. A editora se propõe a explorar as riquezas da arte e da cultura brasileiras, utilizando a brasilidade como principal essência e empregando sofisticação na linguagem dos projetos e produtos, criando propriedades com valores conceituais e patrimoniais. Em 2012, a Magma lançou o livro Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte, que homenageia o centenário do clube praiano. A obra esgotou na livraria em apenas sete dias.
Fundada em 2003, a editora já publicou diversas obras premiadas por sua estética e design. Em 2008, o livro As Moedas Contam a História do Brasil conquistou o primeiro lugar do Jabuti, premiação de maior prestígio no setor editorial, na categoria Projeto Gráfico. O mesmo livro levou o terceiro lugar na categoria Capa, enquanto Johnny – Eles Falam da Alma e Marc Ferrez – Santos Panorâmico ficaram entre os 10 melhores nas categorias Fotografia e Projeto Gráfico, respectivamente. Em 2009, foi a vez de 60 Artistas e Arquitetos ficar entre os 10 melhores na categoria Projeto Gráfico. Em 2006 e 2007, Príncipe de Astúrias – O Mistério das Profundezas e De Santos a Jundiaí – Nos Trilhos do Café com a São Paulo Railway ficaram entre os 10 melhores na categoria Capa.