O que é Branded Content?
Do inglês Branded Content, traduzido para Conteúdo da Marca, é uma ação de marketing responsável pela criação de conteúdo relevante em diversos canais de comunicação, utilizando os métodos de storytelling a fim de promover identificação com a organização.
Uma das principais metas do Branded Content é gerar leads espontâneos, unindo entretenimento, informação e publicidade no mesmo conteúdo. Dessa forma, um exemplo pode ser um texto divertido, inesperado e livre dos parâmetros voltado ao público-alvo.
É preciso garantir que o seu conteúdo mantenha-se ativo nas redes pelo maior período possível e quanto mais surpreendente for, maiores as chances de cativar e ser compartilhado.
Outra estratégia muito utilizada pelas grandes empresas é a interação com outras empresas. Essa interação promoverá maior visibilidade ao seu negócio, podendo ser realizada em redes sociais ou em veículos jornalísticos como jornais, revistas, portais, blogs e outros.
Branded Content e Marketing de Conteúdo
Apesar das possíveis dúvidas, há uma diferença nítida e importante de ser entendida. O Branded Content atua como um disseminador dos valores e história da instituição. Seu foco não é aumento de vendas, mas criar uma publicidade orgânica capaz de filtrar e atingir o público-alvo da empresa.
Em contrapartida, o Marketing de Conteúdo apoia-se na jornada do consumidor para desenvolver produtos que serão comercializados como a solução de um problema constante; seu principal intuito é agregar valor para o consumidor final a fim de fidelizar a clientela.
Por que minha empresa deve investir em Branded Content?
Apesar do novo termo, a ação já possui eficácia garantida e se tornou categoria de premiação no Festival Cannes Lions.
Por meio da suas estratégias, é possível:
- Filtrar quem consome seu conteúdo, atingindo o público-alvo com maior precisão;
- Aumentar o engajamento com os compartilhamentos orgânicos;
- Reforçar os valores e visão da empresa, expelindo qualquer dúvida ou desconhecimento e
- Melhorar a reputação, uma vez que sua comunicação está centralizada.
É importante frisar que a intenção do Branded Content não é aumentar as vendas, mas sim a visibilidade da marca. A interação com o público pode sim engajar as vendas dos produtos de sua organização, mas não possui papel central nas estratégias.
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