Televisores fixados estrategicamente na Supricel apresentam os principais KPIs e agilizam a tomada de decisão

Que tal chegar ao trabalho e ver os principais indicadores por uma ou mais TVs antes de chegar a sua mesa e ao sentar tomar a decisão certa? Isso foi o que a Supricel Logística, uma das líderes de mercado no transporte rodoviário de cargas, logística de movimentação e armazenamento, conquistou após implantar o TDA – ferramenta para construção de Dashboards de Business Intelligence – desenvolvido pela W5 Solutions – empresa brasileira especializada em soluções e projetos de TI.

Atendendo a todo o Brasil e com frota própria com 1.300 caminhões, que representa 28% do negócio, a empresa transporta dois milhões de toneladas por ano, além de somar 1.200 colaboradores diretos e 15 mil indiretos, que atendem 24 horas por dia. Todos os departamentos da Supricel Logística utilizam o TDA, mas cinco setores em especial contam com os KPIs apresentados em televisores, são eles: Comercial, Financeiro, Produção/Frota e Agregado e PCP.

“O TDA foi um projeto que começou bem pequeno e foi um trabalho muito forte de conscientização de informação, principalmente sobre a qualidade e a origem dos dados.

Tínhamos muitas planilhas em Excel que em determinados momentos colocavam em dúvida a confiabilidade nos dados dos sistemas. Agora é muito diferente, o TDA se tornou uma fonte de informação segura, rápida e com uma capacidade de crescimento enorme.Temos hoje mais de 100 indicadores, espalhados em todas as áreas da empresa e alguns deles, estrategicamente colocados em TVs.”, explica o Gerente de Ti da Supricel Logística, Willian Domingues.

Para a área Comercial da empresa, por exemplo, o TDA apresenta indicadores que apontam: meta mensal, faturamento real e as demandas por região. A facilidade dos gráficos, além de otimizar o tempo gasto na visualização dos KPIs, gera uma tomada de decisão mais ágil e assertiva para o negócio.

“Com todos os dados expostos, os líderes conseguem saber ao certo qual área está precisando melhorar e, com isso, cobrar resultados e traçar estratégias. Para chegarmos aos resultados necessários, sem o TDA, precisávamos cruzar dados em planilhas avançadas do Excel. Ação que levava no mínimo 15 minutos para ser finalizada e tinha uma margem de erro. Hoje, visualizo todos os números importantes em menos de 10 segundos, que é o tempo de ligar o computador ou visualizar os monitores televisivos”, explica Fábio.

Já para o setor de Produção, os indicadores mostram se a carga foi retirada e entregue no prazo, quantos caminhões estão parados e quantos estão trabalhando, quais estão abastecidos, além de saber como está o faturamento do negócio. O TDA também informa se algum caminhão quebrou durante o trajeto, o que facilita o socorro e faz com que as entregas cheguem no tempo programado.

“Para mim, 95% do nosso trabalho está nessa solução. Com o TDA eu gerencio praticamente tudo. Os nossos horários de pico são às 9h e 16h, período crítico em que precisamos tomar as decisões diárias”, explica o gerente de Produção, Frota e Agregados da Supricel, Paulo Dechen.

A tecnologia trouxe uma melhoria atrás da outra para a Supricel Logística. “Começamos ligando do orelhão, passamos para o celular, computador, até chegarmos ao TDA. Antes para saber se as entregas estavam sendo bem sucedidas ou se o entregador teve algum problema no trajeto, precisávamos fazer diversas ligações e acessar os e-mails. Antes eu corria atrás das informações e hoje elas vêm até mim. Ficou tudo muito mais rápido, prático e automatizado. Com isso, eu acredito que aumentamos nosso faturamento em pelo menos 40%”, conta Paulo Dechen.

Como funciona

O TDA permite a integração com diversas bases de dados, facilidade criar os KPIs e a personalização de dashboards conforme a necessidade da empresa. O sistema proporciona agilidade e compila os dados de todos os setores sem exigir mão de obra. E pode ser instalado no servidor privado ou na nuvem.

Os KPIs apresentados podem ser personalizados, ou seja, cada empresa seleciona o que é importante ou não para o seu negócio e quais dados serão apresentados nos relatórios: lucro, metas, status das entregas, entre outros. Os indicadores podem ser visualizados por meio de computadores, monitores televisivos etc. O usuário cria a sua realidade de análise e desempenho podendo utilizar diversos formatos como gráficos: Single-Series, Multi-Series, Stacked, Scroll, Combination, Gauges, Tabelas, Grids ou mapas do Google, tabelas dinâmicas, permitindo ainda a utilização de filtros e drill-downs.

“Fizemos também um trabalho de ler os dados do TDA e enviar aos usuários via SMS em alguns momentos do dia, suprindo assim aqueles que devido ao cargo/função tem acesso limitado a internet ao longo do dia. Nosso próximo passo é implantar a última versão, permitindo que o TDA possa ser acessado via celulares corporativos”, finaliza Domingues.

Sobre Supricel
A Supricel Logística atua no transporte rodoviário há 30 anos, esta experiência é colocada à prova todos os dias em operações e projetos que visam otimizar o uso de recursos materiais e humanos, melhorar o tempo de transporte da carga e reduzir o custo final da operação. Entre as principais especialidades da Supricel está o transporte de cargas secas, pesadas especiais, além dos serviços na cadeia de suprimentos para armazenagem e movimentação, transporte “inbound” e logística reversa.

Sobre a W5 Solutions
A W5 Solutions foi fundada em 2003 e atende empresas dos mais diversos segmentos, atuando principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. A empresa desenvolve soluções customizadas para nuvem na web e dispõe de profissionais altamente capacitados e certificados na plataforma de BI e também para desenvolvimento de soluções SaaS na nuvem.

logo conecte 2014 conteudo

Cliente: W5 Solutions