Plataforma baseada em gamification lança conteúdo do Ensino Médio para escolas

 Depois de ser lançado como uma ferramenta web e mobile para aprender jogando os idiomas inglês e espanhol, o Questions to Learn (Q2L) inova mais uma vez e apresenta agora o seu conteúdo para o Ensino Médio. A ferramenta multiplataforma de aprendizado é a primeira do mercado a disponibilizar conteúdo de dez disciplinas – Gramática, Literatura, Matemática, Biologia, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Física e Química –, para ser acessado no desktop ou pelo aplicativo em celulares e tablets.

O Q2L apresenta o conteúdo em formato de perguntas, com conceito de gamification. Com o intuito de dar maior usabilidade ao seu design, a plataforma agora está dividida em três módulos.

No primeiro chamado de MODO JOGO, os alunos podem acessar as versões: Ensino Médio, Inglês e Espanhol, e vão passando fases e os avatares são diferentes tipos da coruja, que é o símbolo do aplicativo.

No segundo MODO APRENDIZADO, é possível acessar a função de um “Professor Digital”, que permite os usuários programarem e definerem seus horários de estudos e o peso das matérias. Nesta fase, a cada etapa avançada, o estudante pode conferir os “amigos da coruja” no seu avatar.

O terceiro é o MODO PROFESSOR, criado para que os professores possam criar atividades de quiz/questionários/provas para os alunos em horários determinados e ter automaticamente as estatísticas dos estudantes e com isso direcionar o aprendizado individual.

Atualmente o jogo contém cerca de 30 mil questões, sendo que são mais de 3 mil por matéria. Todas as questões do módulo Ensino Médio foram elaboradas por estudantes de cinco escolas, que participaram de um Concurso chamado Prêmio Inovação de Tecnologia em Educação, realizado no fim de 2014.

Além das questões, foram acrescentados todos os conteúdos das matérias do Ensino Médio em formato Resumo, Texto Completo, Vídeos e Links adicionais, possibilitando que cada aluno encontre a sua melhor maneira de aprender cada conteúdo, seja lendo os textos, ou visualizando os vídeos de professores.

“Queremos que um aluno de qualquer local do Brasil tenha acesso a todo o conteúdo do Ensino Médio somente com um tablet ou celular de uma forma divertida e que a ferramenta o ajude a evoluir constantemente” diz o diretor da empresa W5 Solutions, desenvolvedora do Q2L, Marcos Abellón.

O recurso Professor também merece destaque, porque é uma novidade do Q2L e quer colocar o educador como figura central do processo de educação digital. Trata-se de uma funcionalidade que disponibiliza aos professores um espaço, onde eles podem acessar o desempenho dos alunos, adicionar questões para a realização de provas e planejar as aulas com base nos resultados de aproveitamento dos estudantes. O principal objetivo é oferecer aos profissionais uma análise dos pontos fortes e fracos dos alunos por matéria, apontando em quais eles têm mais dificuldades e devem ser reforçados ao longo das aulas.

Ação Social
Com o intuito de estimular todas as escolas nacionais a adotarem a tecnologia no aprendizado, a W5 Solutions – empresa brasileira especializada em soluções de Business Intelligence – desenvolvedora do Q2L, acaba de criar uma ação social, na qual a cada escola particular que adquire a licença de uso e manutenção do módulo Ensino Médio do Q2L, um colégio público recebe o mesmo inteiramente grátis.

Próximos passos
A W5 Solutions já está desenvolvendo novas funcionalidades para a plataforma Q2L e está prevista para o mês de março uma nova versão. A principal novidade será o módulo de Ensino à distância (EAD), no qual a escola e/ou faculdade poderá criar um curso virtual inserindo atividades em forma de texto e/ou vídeo e questionários com notas para aprovar ou não o aluno naquela atividade e/ou disciplina.

Sobre o Q2L
O Q2L (Questions to Learn) representa um novo método de aprendizagem através da tecnologia. Utilizando técnicas de gamification, o Q2L insere o conteúdo no dia a dia do aluno/jogador, sempre respeitando o tempo de aprendizagem e as diferentes formas de assimilação de conteúdo de cada usuário. A plataforma está disponível para download na Apple Store (http://goo.gl/U4gbTZ) e Google Play (http://goo.gl/J4A13d). Também é possível utilizar a versão desktop através do endereço www.q2l.com.br.

Sobre a W5 Solutions
A W5 Solutions foi fundada em 2003 e atende empresas dos mais diversos segmentos, atuando principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa desenvolve soluções customizadas para a nuvem na web e dispõe de profissionais altamente capacitados e certificados na plataforma de BI e também para desenvolvimento de soluções SaaS na nuvem.

 

logo conecte 2014 conteudo

Cliente: W5 Solutions