BI para Small e Medium Business (SMB)*

Depois que escrevi o artigo que tratava de “Business Intelligence para as Massas” percebi que seria de muita valia e coerente da minha parte falar agora sobre BI para pequenas e médias empresas. Uma vez que a maioria das consultorias divulga números crescentes desse setor em TI há alguns anos. Um deles é o IDC, que divulgou em 2005, que as mais de 500 mil pequenas e média empresas na América Latina iriam investir mais de US$ 10 bilhões em Tecnologia da Informação em 2006. Para 2009, a IDC espera que o mercado de TI chegue a US$ 14 bilhões. 

A partir dessas informações, as empresas de TI no País vem dando um foco maior nesse nicho e as apostas são grandes. Tanto que surgiu o conceito Software as a Service (Software como Serviço), no qual os desenvolvedores de tecnologia oferecem principalmente para as pequenas e médias empresas soluções completas de TI, que incluem aí hardware, software, manutenção, atualização e suporte técnico em troca de uma mensalidade (aluguel).

E como não poderia deixar de ser, as soluções de Business Intelligence também começam a se adaptar e a serem desenvolvidas nesse novo contexto. E os benefícios tendem a ser grandes e com boas promessas de resultados. Antigamente, apenas as grandes empresas tinham condições de usufruir de uma tecnologia tão avançada como o BI para gerenciar melhor seus negócios, isso em virtude dos custos para se ter uma solução de BI.

Hoje as empresas de pequeno e médio porte no Brasil podem dar os primeiros passos e usufruir disso para a inteligência do seu negócio. E como fazer isso? Muito simples. Existem empresas que oferecem todo o ambiente necessário para o BI sem grandes custos. Como funciona? O cliente fornece as informações do seu negócio e pode acessar via WEB o sistema, que pode ser alocado no data-center do fornecedor, e a partir desse acesso realizar inúmeras consultas, extrair informações e criar inúmeras cubos, gráficos e tabelas. A grande vantagem é que pagam o serviço por um baixo custo e tem a garantia de sigilo, back-up e manutenção do sistema. 

Marcos Abellón – Diretor Geral da W5 Solutions, empresa de TI que foi recentemente premiada pela Microsoft por uma solução de BI.


logo conecte 2014 conteudo

Cliente: W5 Solutions