Aprenda jogando com o mais novo game Q2L

Não existe uma fórmula mágica para aprender. Cada pessoa aprende de forma diferente e com os mais diversos estímulos. Algumas são mais visuais, outros aprendem com repetição, etc. Cada um tem um ritmo e isso deve ser respeitado. Pensando nisso, o Questions to Learn (Q2L) chega ao mercado para atender essa nova demanda, que é aprender de forma fácil, interessante e intuitiva, utilizando a tecnologia.  

O Q2L é uma ferramenta multiplataforma de aprendizado, que utiliza conceitos de gamification para apresentar seu conteúdo ao aluno/jogador e chega, inicialmente em duas versões: inglês e espanhol. São quatro níveis de aprendizado em inglês: Básico, Vocabulário I, Vocabulário Business e Copa. Em espanhol tem: Básico, Intermediário, Vocabulário I e Copa. Este último é dedicado a palavras e expressões que serão úteis no período dos grandes eventos esportivos no Brasil, principalmente para facilitar o atendimento ao turista.  

É possível baixar a versão para iOS na Apple Store (http://goo.gl/TVCIZH) e Google Play (http://goo.gl/J4A13d). Ou ainda acessar a versão desktop em: www.q2l.com.br.   

Funciona assim: o usuário acessa o site ou faz o download gratuitamente do aplicativo e então escolhe qual disciplina pretende estudar. Para conhecer como é cada fase, ele pode jogar primeiro o conteúdo “freemium”, que não tem custo. Depois de adquirir a fase desejada, o usuário começa a jogar e, quando termina, recebe algumas perguntas para responder. Caso não consiga um nível de acerto de 80%, ele é convidado a rever o conteúdo nas opções “Learn” e “Learn more” antes de tentar novamente. Na opção “Learn” o aluno vê uma rápida explicação sobre o assunto abordado na questão. Já no “Learn more” é apresentada a explicação completa, com diversos exemplos que ajudam a fixar o assunto.  

O Q2L tem cerca de 6 mil questões que são apresentadas de maneira randômica ao aluno, o que praticamente anula a possibilidade dele receber perguntas repetidas. Todas as questões são inéditas e são atualizadas constantemente. Elas foram elaboradas por professores com vasta experiência na área. Além disso, o próprio usuário é convidado a formular e enviar perguntas para o aplicativo. Dessa forma ele pratica ainda mais o idioma estudado e ainda ganha pontos.  

Badges e troféus 

A cada nova etapa vencida, o jogador vai recebendo pontos que medem seu desempenho e podem ser trocados por novos avatares (máscaras digitais que podem representá-lo). Existem inúmeros avatares disponíveis no jogo que são liberados conforme o número de pontos adquiridos (neurons). É possível comparar sua pontuação com a de outros jogadores e, assim, avaliar o seu rendimento. Cada fase tem perguntas consideradas de nível fácil, médio e difícil, e elas recebem pontuações diferenciadas. Quanto mais perguntas difíceis acerta, mais pontos ganha. 

O programa também privilegia os usuários que conseguem uma maior sequência de respostas sem erros, premiando com mais pontos. Quando o usuário termina uma fase, ele recebe um troféu. Para desafios como completar um determinado número de pontos, bater seu próprio recorde, entre outros, a premiação é feita através de badges 

Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. Todas essas premiações são premissas do conceito de gamification, que transforma as ações do dia a dia em desafios a serem conquistados. Os pontos (neurons), badges e troféus se tornam um incentivo a mais, além do aprendizado, para que o aluno se empenhe cada vez mais.  

O Q2L é, na verdade, uma ferramenta complementar à aprendizagem de uma nova língua. Mais do que ensinar, sua função é ajudar os usuários – independente do nível de conhecimento – a relembrar e fixar o conteúdo aprendido. O Q2L ensina através do “on going learning”, metodologia que trabalha com a repetição não consecutiva. O aluno é incentivado a estudar ao longo do dia, em diversos momentos, relembrando o conteúdo estudado de maneira natural.  

Aprenda no seu tempo

O Q2L respeita o tempo de aprendizagem do seu aluno/jogador, pois o usuário tem liberdade para repetir quantas vezes quiser a mesma fase. Se for alguém já com um conhecimento prévio do idioma, ele pode passar rapidamente pelas etapas iniciais até chegar a uma fase que represente um desafio. Se ela está começando, pode optar por repetir a fase até ter certeza de que o conteúdo foi realmente assimilado. Além disso, ela pode rever quantas vezes quiser o conteúdo “Learn” e “Learn More”. Existe o limite de 90 dias sem jogar para cada fase, após o qual o game expira. Esse período foi estipulado apenas como um incentivo para que o aluno continue focado, pois o estudo contínuo faz parte do aprendizado.   

A ideia é que o usuário possa aprender a qualquer momento: seja em uma tarde livre de sábado ou nos seus momentos livres ao longo do dia, como idas e vindas para o trabalho, filas de espera, etc. “Com a mobilidade cada vez mais presente na vida das pessoas, nós acreditamos que os smartphones são ferramentas preciosas para o ensino.”, comenta o diretor geral do Q2L, Marcos Abellón. “Quando o conteúdo ensinado passa a fazer parte da rotina do aluno, ele aprende de maneira natural e divertida”. Outro recurso disponível é o envio de notificações para o usuário continuar jogando.  

Piloto em Escola e Cursinho da FEA (USP)

Com a proposta de complementar e ajudar no aprendizado dos idiomas inglês e espanhol pelos seus alunos, a Escola Universo, localizada na Praia Grande (SP) concordou em testar com cerca de 100 alunos, que estão no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º do Ensino do Médio, o uso do Question to Learn. No fim do projeto, os alunos que mais se sobressaírem ganharão prêmios, além de conhecimento. O projeto piloto está previsto para ser finalizado às vésperas da Copa do Mundo. Além deles, os quase 240 estudantes pré-vestibulares do Cursinho da FEA (USP) estão testando o Q2L. 

Versão empresarial 

Existe também a versão customizada da ferramenta para treinamentos empresariais. Um hotel, por exemplo, que queira treinar seus funcionários para que aperfeiçoem seu inglês ou espanhol pode solicitar a versão para empresas e distribuir o app para os colaboradores. O gerente recebe uma versão do sistema que tem acesso aos resultados obtidos, podendo, dessa forma, observar quem está usando a plataforma, por quanto tempo e como está a sua evolução. 

A versão empresarial é recomendada não apenas para a prática de idiomas, mas para diversos conhecimentos que uma profissão possa exigir. É possível customizar a ferramenta para treinamentos, lançamentos de novos produtos ou para verificar como está o conhecimento dos funcionários sobre os produtos da própria empresa, por exemplo.  

Sobre o Q2L 

O Q2L (Questions to Learn) representa um novo método de aprendizagem através da tecnologia. Utilizando técnicas de gamification, o Q2L insere o conteúdo no dia a dia do aluno/jogador, sempre respeitando o tempo de aprendizagem e as diferentes formas de assimilação de conteúdo de cada usuário. O aplicativo está disponível para download na Apple Store (http://goo.gl/TVCIZH) e Google Play (http://goo.gl/J4A13d). Também é possível utilizar a versão desktop através do endereço www.q2l.com.br

 

logo conecte 2014 conteudo

Cliente: W5 Solutions