Desmistificando o Business Intelligence (BI) nos novos tempos

Todo mundo está afirmando que este ano as empresas definitivamente investirão fortemente em soluções de Business Intelligence. Tanto é que o Gartner divulgou recentemente dados de pesquisa que apontam um crescimento de 20% em 2007 de BI na receita das grandes empresas. 

Mas o que é Business Intelligence ou BI? A palavra significa Inteligência de Negócio. O BI trata-se de uma tecnologia capaz de possibilitar as empresas organizarem grandes quantidades de seus dados, de forma ágil, cruzando as informações para permitir uma tomada de decisões mais acertada e fácil nos negócios. 

Para exemplificar, vamos pensar em um caso hipotético, uma companhia de bebidas gostaria de descobrir várias informações até então desconhecidas. Como funciona, o BI “pega” todos os dados da sua empresa como vendas, estoque, logística, financeiro e outros, e combina tudo isso com a ajuda de uma solução e oferece uma informação que determinada região está vendendo mais só que tem problemas de logística. A partir disso, o gestor pode tomar uma decisão de como solucionar esta questão.

O BI pode ser utilizado para atingir muitas metas, tais como novas oportunidades de negócios, contribuir em uma visão mais profunda do consumidor, aumentar o faturamento, reduzir os custos, ajustar os orçamentos. Pode também contribuir para substituir relatórios e procedimentos de relatos estáticos por dinâmicos e em tempo real, garantindo que as ações sejam realizadas a qualquer momento. 

Vale explicar que data warehouse é um dos conceitos básicos que está por trás das estratégias de BI, que permite aproveitar a vantagem de ter criado uma base de conhecimento ao longo do tempo. 

Mas para que essas informações sejam facilmente perceptíveis na solução é importante que a inserção de dados no sistema seja correta e verídica. Se não, a decisão pode ser prejudicada. Daí, surgiu um dos grandes entraves do BI: a falta de percepção disso pelos funcionários das empresas. Então, fica claro que um dos primeiros passos para implantação de uma solução de BI é o treinamento, a cultura interna da empresa para perceber que os dados ao serem inseridos no sistema, servirão muitíssimo para decisões futuras.

Essa afirmação é apoiada pelo vice-presidente da Gartner Research Mananing, Ian Bertram, que comenta que o BI não é bem compreendido pelos funcionários das empresas e que o foco deve ser em 2007 é o treinamento. 

Soluções Microsoft

Uma das novidades é a entrada maciça da Microsoft neste mercado, que pretende mudar todo o cenário com o lançamento do Excel Services que terá como base o Performance Point Server e o Sharepoint 2007. Além das grandes corporações, que já utilizam a plataforma .Net, migrarão possivelmente para essa solução, com o objetivo de ter apenas um fornecedor de sistemas, o pacote deverá possibilitar as médias e pequenas empresas a adotarem o BI para os seus negócios. 

Atualmente, a Microsoft já oferece com o MSSQL Server 2005, o Analysis Services, o Integration Services e o Reporting Services. Todos eles podem e devem operar juntos, criando com muita facilidade os mecanismos para uma visão estratégica do negócios para a tomada de decisões. Ian Betram reforça o coro: “Veremos também um avanço agressivo da Microsoft neste ano com o lançamento do Excel Services com parte do Office 2007 e as aplicações associadas PPS que usarão o Excel”.

Marcos Abéllon

Diretor Geral da W5 Solutions, empresa recentemente premiada pela Microsoft por uma de suas soluções de Business Intelligence (BI)


logo conecte 2014 conteudo

Cliente: W5 Solutions