Emissor gratuito de NFC-e é lançado no Mato Grosso

Com a proposta de acelerar e facilitar a adoção da Nota Fiscal ao Consumidor (NFC-e) pelas empresas do Estado do Mato Grosso, que será obrigatório, é lançado o sistema emissor gratuito de NFC-e. Graças a uma parceria entre a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (FACMAT), a Secretaria da Fazenda do Mato Grosso (SEFAZ-MT), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Vinco – empresa brasileira especializada em soluções de integração de dados fiscais para empresas de informática e escritórios de contabilidade – e Desenvolvedores de Sistema de Gestão de Varejo do Estado de Mato Grosso. 

O evento de lançamento aconteceu no dia 28 de janeiro, no Fecomércio MT, em Cuiabá (MT). Durante a ocasião, também ocorreu a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria da Fazenda do Mato Grosso e a Facmat.

Depois de um processo seletivo rigoroso e longo, a Vinco, empresa responsável pela tecnologia, e a Facmat selecionaram duas primeiras empresas para fornecerem os sistemas para emissão do NFC-e. Com isso, as empresas do Mato Grosso podem instalar gratuitamente os sistemas de emissão de NFC-e criados pelas empresas Koinonia Software, desenvolvedora do Hábil Enterprise; e Connectuse, criadora do Aplix. 

“Estamos comprometidos nesse projeto da FACMAT, que é o emissor gratuito de NFC-e. Acreditamos que é o primeiro de muitos”, afirma o diretor comercial da Vinco, Leandro Felizali.

A Vinco tem a missão ainda de incentivar, além das empresas já escolhidas, outras que queiram participar, através de transferência de tecnologia, apoio ao desenvolvimento, treinamento e cessão de licenças sem custo para emissores gratuitos. Além do sistema free, os desenvolvedores participantes poderão oferecer e comercializar versões pagas com funcionalidades adicionais. 

Como funciona?

Seguindo as novas exigências fiscais, as empresas dos Estados de Mato Grosso serão obrigadas a emitir a NFC-e em substituição ao cupom fiscal, exceto os microempreendedores individuais (MEI). A não emissão da NFC-e prevê multas e sanções legais às empresas.

Com isso, o empresário do Mato Grosso terá acesso aos programas básicos de emissão da NFC-e que poderão ser baixados gratuitamente pelo site da Facmat. 

Uma das principais mudanças com a NFC-e é a facilidade de se consultar a nota pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) que pode ser feita através de computadores, smartphone ou tablet.

O presidente em exercício da Facmat, Jonas Alves ressaltou a importância das parcerias para a realização deste projeto. “A emissão da NFC-e é feita por meio de um programa que requer uma tecnologia de ponta, o que demanda gastos. Através da CACB nós buscamos parcerias para minimizar os custos para a classe empresarial. Estamos oferecendo uma solução inovadora para que os empresários não tenham dificuldades para implantar o novo sistema, conforme prevê a legislação”, explicou Jonas. 

Para o Executivo Nacional do Progerecs da CACB, Luiz Antônio Bortolin, “a Facmat é um referencial de eficiência para a Confederação. Nós chamamos a Federação de Mato Grosso para construirmos um modelo de emissor de NFC-e junto com nossos parceiros, para servir de padrão para todo o Brasil. E é com grande satisfação que hoje vejo este sistema sendo lançado aqui”, disse Bortolin.

Sobre a CACB

A CACB é a maior força de venda do Brasil, com 2,5 milhões de associados e presente em 2200 cidades, que possuem ao menos uma de suas 2300 associações. Há 202 anos no mercado, é uma organização multissetorial, que representa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Sobre a Vinco

Fundada em 1997, a Vinco é especializada no fornecimento de soluções tecnológicas para escritórios de contabilidade e empresas de informática. NF-e, CT-e e SPED são alguns de seus produtos que já estão implantados em centenas de software houses e milhares de pontos em todo o Brasil. Mais informações em www.vinco.com.br.

Koinonia Software

Mais informações em http://www.habilenterprise.com.br/nfc-e/.

Connectuse 

Mais informações em http://www.connectuse.com.br/.


logo conecte 2014 conteudo

Cliente: Vinco