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A importância do planejamento antes da Virtualização*

Outro dia fui a uma empresa fazer uma visita e o cliente me informou inicialmente que já tinha adquirido três servidores para fazermos a Virtualização. Parei e pensei: “Será que os servidores são adequados para a Virtualização?” Infelizmente esse tipo de coisa acontece e creio que é importante alertar os gestores sobre tal atitude. 

Muitas vezes, não é necessário nem comprar três servidores, dependendo do caso, outras vezes os equipamentos não são os adequados. Diante disso, precisei esclarecer que o primeiro passo é verificar a funções destes servidores e depois elaborar um plano de Virtualização. Ou seja, também é necessário fazer um planejamento com simulações do cenário antes de partirmos efetivamente para o processo. 

Muitos gestores sabem da importância do planejamento, entretanto acabam cometendo esse erro tão comum quando pensam em Virtualização. Muitos parâmetros precisam ser pensados e levados em conta e é necessário ter exata noção destas variáveis antes de iniciar o projeto. Além disso, com o planejamento é possível saber o tempo de duração, realizar a escolha do software e hardware adequados e ter uma noção exata dos custos envolvidos. 

Atualmente, um fornecedor de soluções para virtualização, está capacitando seus parceiros para utilização de uma ferramenta de capacity planning para virtualização de servidores. Esta aplicação é implantada no ambiente de rede da empresa, e coleta durante o ciclo de 30 dias, os dados sobre o uso dos servidores, oferecendo, por exemplo, um percentual diário da utilização da memória e do processador. A partir de todas as informações coletadas, é possível planejar melhor como e quantos servidores podem ser virtualizados. O sistema monta facilmente cenários virtualizados a partir das necessidades do cliente. Depois disso, o cliente pode definir o que deseja e ter um orçamento real da Virtualização. Ou seja, é mais uma opção para o cliente que quer Virtualizar seu ambiente. 

D-Link contrata CSIT – Lan Care

A D-Link Brasil, empresa dedicada ao fornecimento de soluções de redes, conectividade e comunicação de dados, contratou recentemente a CSIT – Lan Care, empresa brasileira especializada em infra-estrutura de TI. O serviço prestado é de alocação de profissionais para a área de Suporte Técnico da D-Link Brasil, que teve início em janeiro deste ano e tem a previsão de ser ampliado no segundo semestre deste ano. 

“Estamos bastante satisfeitos com os profissionais e também com a gestão da CSIT – Lan Care. Inicialmente temos poucos profissionais da CSIT – Lan Care, mas se tudo ocorrer dentro do previsto poderemos sim contratar mais em um futuro próximo”, afirma a Gerente do Suporte Técnico da D-Link Brasil, Tatiane Cristina Silva. 

Hoje a área de Suporte Técnico da D-Link Brasil tem aproximadamente 120 analistas para as 65 mil chamadas/mês recebidas por e-mail, chat e telefone. Os profissionais da CSIT – Lan Care alocados na D-Link passaram por um treinamento interno de 22 dias para conhecimento técnico da linha de produtos. “Há uma grande preocupação da D-Link Brasil em satisfazer os clientes e fidelizá-los”, explica Tatiane. 

“A CSIT - Lan Care oferece o serviço de alocação de profissionais, que podem ser contratados para um projeto específico, um serviço pontual ou para atividades de administração, operação e suporte em TI, por um período pré-acordado ou sem término previsto. Estamos muito felizes em oferecer os profissionais e satisfeitos de trabalhar em parceria com a D-Link”, esclarece o Diretor Geral da CSIT – Lan Care, Marcio Modenezi. 

Sobre a D-Link

A D-Link é uma das líderes mundiais na produção de equipamentos de networking, conectividade e comunicações de dados. A companhia desenvolve, fabrica e comercializa o hardware necessário para que os usuários compartilhem recursos e comuniquem-se em rede local e os equipamentos que permitem as pessoas e empresas conectarem-se a WAN’s e à Internet.

Desde o início das suas operações, em 1986, a D-Link vem se desenvolvendo no mercado global. Para consolidar sua presença internacional, inaugurou subsidiárias nos maiores mercados, além de uma extensa rede de distribuidores em mais de 90 países.

A globalização faz da D-Link um player global com estratégia rápida de crescimento, focada em três estratégias-chave: Pesquisa e Desenvolvimento, Produção e Marketing. O objetivo da companhia é concentrar-se em novas oportunidades, racionalizando a utilização de recursos, os custos e proporcionando um serviço total ao cliente.

Com laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento em diferentes continentes, a D-Link é capaz de criar novas tecnologias e trabalhá-las nos laboratórios, levando-as aos mercados de forma rápida. Hoje, os produtos da D-Link respondem, de forma flexível, às necessidades globais e locais.

Com unidades fabris em Taiwan, China, Índia e Estados Unidos, a D-Link tem aumentado cada vez mais a sua produção, reduzindo os custos dos componentes e agilizando a entrega dos produtos da fábrica aos clientes.

Sobre a CSIT – Lan Care:

A CSIT – Lan Care foi criada em 1988, está localizada na cidade de São Paulo e atualmente é considerada como uma das principais empresas brasileiras em implementação de soluções de TI dos grandes players como Microsoft, VMware, Computer Associates e Symantec. Com amplo know-how e expertise, a empresa presta serviço de consultoria, planejamento, arquitetura, implementação, treinamento e suporte técnico das soluções dos seus parceiros. 

 Com forte atuação no Estado de São Paulo, a CSIT- Lan Care tem cerca de 42 profissionais e já atendeu mais de 200 companhias ao longo da sua existência. Entre elas figuram grandes empresas como: Banco Safra, Henkel, Bovespa, Cosan, C&A, Sony, Impsat, Submarino, Fidelity, Jacto, Suzano Papel & Celulose, Suzano Petroquímica, SEW, Dix Amico, Rio Doce Manganês, Hospital Sírio Libanês e Hospital Samaritano e outras.


A indústria do tratamento e enriquecimento de informações*

Com os crescentes aumentos nos volumes de informações referentes a clientes, fornecedores, produtos e os negócios ofertados pelas corporações, bem como os diferentes pontos de onde essa informação pode ser incluída, alterada ou excluída, identifica-se cada vez mais a necessidade de se organizar a informação de forma estruturada. Isso tudo para que a informação seja realmente um instrumento de tomada de decisões por parte de seus executivos.

Em um estudo do The Standish Group identificou-se que 88% dos grandes projetos de TI não são entregues dentro do tempo estimado e do orçamento por questões relacionadas com a integração de dados e a qualidade dos dados.

Mediante este cenário, temos presenciado cada vez mais as corporações procurando no mercado empresas especializadas em Tratamento e Enriquecimento das Informações. Com a aplicação de tecnologias, padrões e regras, essas empresas vêm efetuando um trabalho com um nível de qualidade, sucesso e efetividade extremamente alto, trazendo com isso um certo conforto para as corporações.

Mas este conforto aparente deve-se a um trabalho concluído pontualmente, devendo as corporações montarem uma estratégia que consiga, a médio e longo prazo, manter a qualidade destas informações.

Para tanto, alguns pontos críticos devem ser observados:

TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES

Quais padrões serão utilizados quanto a Endereço, logradouro, CEP, Nome, etc. 

Regras para tratamento de duplicidades; 

Validação de informações legais (CNPJ, CPF, Inscrição Estadual, etc...)

Lembrando que essas regras e padrões devem ser definidos pelas Corporações.

ENRIQUECIMENTO DE INFORMAÇÕES

Fornecimento legal das informações 

Claro que poderíamos aqui abordar vários outros pontos críticos, entre eles, a demora em se colocar em produção uma base de dados tratada e enriquecida. Mas vou me ater a legalidade das informações, que é um fator importante, pois assistimos no mercado a criação do segmento de venda e compra de mailings, que muitas vezes deixa em dúvida a sua origem.

Diante deste cenário, uma iniciativa importante e que já estamos presenciando das empresas que prestam este tipo de serviço ou aquelas que, pela necessidade de seus negócios, tem que administrar de alguma forma as informações de seus clientes é a profissionalização permanente, seguindo algumas regulamentações importantes como PROBARE, ISO 27000 e outras.

Portanto, é necessário olhar este tema, como sendo algo que exigirá uma estratégia continuada da gestão e administração das informações relevantes para as corporações, mesmo que a iniciativa inicial seja um simples trabalho de tratamento e enriquecimento das informações. 

*Wagner Matheus – Diretor Geral da TRD Marketing Solutions, empresa brasileira especializada em Marketing Direto. 

W5 Solutions oferece treinamento in-company de SQL Server 2005 ou 2008

A W5 Solutions, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções de ERP e BI, está oferecendo para as empresas treinamento in-company de SQL Server 2005 ou 2008. Com duração de 40 horas, o curso é teórico-prático e tem como objetivo apresentar aos participantes os principais recursos da plataforma.

No treinamento oferecido pela W5 Solutions está incluso todo o material e 5 notebooks para uso durante as aulas. Como exercício, os participantes têm como meta montar um projeto de BI utilizando o SQL Server 2005 ou 2008. O pré-requisito desejável é conhecimento em Banco de Dados. Os profissionais que ministram as aulas são consultores certificados em MCDBA Microsoft.

’Percebemos que o mercado tem necessidade de treinamento sobre a plataforma voltado para uma solução de negócio. É importante ressaltar que em uma semana são apresentados os principais recursos do SQL Server com ênfase nas ferramentas que ajudam na construção de uma solução de Business Intelligence (BI)’, afirma o Diretor Geral da W5 Solutions, Marcos Abellón.

O preço do treinamento é R$ 12.500,00 e ao final é entregue aos participantes um Certificado de Conhecimento juntamente com a máquina virtual contendo a documentação da plataforma. Para mais informações, entre em contato com a W5 Solutions pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: (11) 5044-1177.

Perfil da W5 Solutions

A W5 Solutions foi fundada em 2003 e atende empresas dos mais diversos atuando principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. A W5 desenvolve soluções customizadas para os clientes e dispõe de profissionais altamente capacitados e certificados na plataforma Microsoft para oferecer consultoria, desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Em sua carteira de clientes, estão grandes empresas como: Nestlé, Infoglobo, Suzano, Microsoft, entre outras. Hoje a W5 Solutions é um parceiro Microsoft e conta com mais de 30 certificações Microsoft em MSSQLServer 2000, Windows 2000 e 2003 e Microsoft .NET Framework 2.0.

Como reconhecimento do seu trabalho, a W5 Solutions ganhou, com a solução WRobot, o prêmio da Microsoft Corporation de melhor produto de Business Intelligence da América Latina em 2003. A W5 Solutions também recebeu em julho de 2006 o prêmio de Sales and Marketing of the Year - Data Management Solutions, com a solução de consolidação diária de informações de Vendas, Estoque e Financeiro para os distribuidores da Nestlé Purina. Trata-se de uma solução controlada pelo NEO e realizada totalmente sobre plataforma Microsoft, especialmente o SQL Server. Mais detalhes no site: www.w5solutions.com.br

 


Virtualização e consolidação de servidores traz excelente custo-benefício para Henkel

O receio em virtualizar e consolidar servidores ainda é um fato nas corporações. Mas os resultados comprovam que o processo traz benefícios e as companhias começam a investir nisso. Um bom exemplo é o da Henkel que conseguiu reduzir de 30 servidores para apenas 2. Além de cortar custos com energia elétrica, ganhar espaço físico e, principalmente, diminuir em 40% o custo de manutenção nos servidores ao mês.

Todo o processo teve início, em fevereiro de 2006, quando a Henkel no Brasil recebeu uma determinação mundial de virtualização e consolidação dos servidores. A partir disso, a área de Tecnologia da Informação foi para o mercado em busca de fornecedores e prestadores de serviço com esse foco. Dentre as opções, a Henkel escolheu a CSIT – Lan Care como prestadora do serviço com a solução de virtualização da VMware e os novos servidores adquiridos foram da Hewlett-Packard. 

Em junho de 2006, os dois servidores da Henkel Brasil já estavam virtualizados e consolidados. O grande trabalho foi permitir que um único processador passasse a funcionar como se fosse vários processadores trabalhando em paralelo, possibilitando ao micro rodar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo.

“A CSIT foi a grande parceira nesse processo desde a solução proposta até a implementação. Eles foram eficientes no prazo e não houve nenhum atraso de implementação. O resultado final foi excelente por dois motivos principais: a possibilidade de rever as aplicações da Henkel e o custo-benefício.”, afirma o Gerente de Tecnologia da Henkel Brasil, Egberto Lotito. 

Os novos servidores são mais robustos do que os anteriores, são multi-processadores Intel de 16 GB, 4 processadores Dual Core em cada um e 300 GB de disco em cada servidor. Hoje rodam nos dois servidores aplicações periféricas como Banco de dados, Active Directory, Antivírus e o software Landesk (controle do parque), Proxy, Internet, Aplicativos de Exportação, Acesso Remoto, Controle de PABX e Controle de Back-up. 

“Acreditamos que o retorno do investimento deve ocorrer em 3 anos. Um prazo adequado para as nossas expectativas”, diz Lotito. A Henkel no Brasil possui 5 unidades fabris e o Departamento de Tecnologia da Informação está localizado em Itapevi (SP) e oferece toda a estrutura de TI para mais de 1.000 usuários da companhia distribuídas, além do Brasil, também entre Argentina e Chile.

Migração

Paralelamente ao processo de virtualização e consolidação de servidores, a CSIT – Lan Care realizou a migração do software ISA na Henkel, da versão 2000 para 2004. “Também foi muito bom o resultado, pois é muito importante para a empresa ter a versão atualizada de firewall para garantir a sua segurança”, finaliza Egberto Lotito.

Sobre a Henkel:

Com mais de 130 anos, a Henkel é líder em marcas e tecnologias que tornam a vida das pessoas mais fácil, melhor e mais bonita. A Henkel, uma das 500 companhias listadas na Fortune Global, opera em três áreas estratégicas de negócio - Higiene Doméstica, Cosméticos e Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies. No ano fiscal de 2006, a Henkel gerou 12,74 bilhões de euros em vendas e obteve um lucro operacional de 1,298 bilhão. Os 52.000 colaboradores da Henkel ao redor do mundo estão alinhados com o slogan "Uma Marca Amiga" para garantir a confiança nas marcas e tecnologias da empresa em cerca de 125 países.

No Brasil há mais de 50 anos, a Henkel opera nos segmentos de Adesivos, Cosmética Capilar Profissional, Selantes e Tratamento de Superfícies, com marcas consagradas como Loctite Super Bonder, Pritt, Tenaz, Cascola, Durepoxi, Cascorez, Sista Flexite, Liofol, Teroson e Schwarzkopf Professional, entre outras. Em 2006, a Henkel obteve localmente faturamento de aproximadamente 168 milhões de euros. Para mais informações, acesse: www.henkel.com.br

Sobre a CSIT – Lan Care:

A CSIT – Lan Care foi criada em 1988, está localizada na cidade de São Paulo e atualmente é considerada como uma das principais empresas brasileiras em implementação de soluções de TI dos grandes players como Microsoft, VMware, Computer Associates e Symantec. Com amplo know-how e expertise, a empresa presta serviço de consultoria, planejamento, arquitetura, implementação, treinamento e suporte técnico das soluções dos seus parceiros. 

Com forte atuação no Estado de São Paulo, a CSIT- Lan Care tem cerca de 42 profissionais e já atendeu mais de 200 companhias ao longo da sua existência. Entre elas figuram grandes empresas como: Banco Safra, Henkel, Bovespa, Cosan, C&A, Sony, Impsat, Submarino, Fidelity, Jacto, Suzano Papel & Celulose, Suzano Petroquímica, SEW, Dix Amico, Rio Doce Manganês, Hospital Sírio Libanês e Hospital Samaritano e outras.


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