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34º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e 7º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica têm recorde de inscrições

O 34º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e o 7º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica encerrou no dia 14 de junho último, no ExpoMinas, em Belo Horizonte (MG). Durante os cinco dias de evento foram apresentadas cerca de 95 palestras científicas de diversas áreas do mercado laboratorial e paralelamente teve a exposição de mais de 100 empresas do setor. Já está programado o 35º CBAC e o 8º CBCC, paralelamente ao Congresso Internacional da IFCC, que acontecerá entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro de 2008, na cidade de Fortaleza (CE).

De acordo com a Organização do evento, foram cerca de 3.028 inscrições e mais de 28.700 visitações nos cinco dias. Em relação ao evento anterior, em 2006, realizado em Curitiba (PR), o evento cresceu quase 13% em visitações. Os vencedores dos três automóveis 0 Km foram: Hindemburg Cruvinel (Rio Verde – GO); Thatiane Ribeiro Arantes (Itajubá – MG); e Dircelene Virchele de Souza (Belo Horizonte – MG).

“Mais uma vez tivemos um resultado surpreendente em BH com o número de inscritos. A cada ano o número de congressistas e visitantes vem aumentando. Os principais atrativos do evento foram a participação de palestrantes internacionais e a Sala de Microscopia. Também devo destacar o grande número de negócios realizados durante o evento e o nível científico das conferências, que foram elogiadas por todos. Esperamos manter esse ritmo de superação nos próximos Congressos”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Dr. Ulisses Tuma.

Os mais de 2.300 congressistas participaram também da programação cultural e de lazer, à noite, organizada pelo evento. Na segunda-feira à noite, teve a festa Hot Monday no Hard Rock Café. No dia seguinte, a apresentação da dupla de humoristas, Caju e Totonho; e na quarta-feira à noite, o grande jantar de confraternização no Mix Garden regado a excelente música e comida farta. 

Sobre o CBAC

Desde 1971, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas realiza o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas com o intuito de aprimorar o conhecimento técnico dos congressistas e apresentar na área de exposição os mais recentes equipamentos, produtos e serviços do setor. Considerado pelos participantes, expositores, conferencistas e o mercado em geral, como o maior e mais importante congresso na área de análises clínicas da América Latina. 


Business Intelligence para as massas*

No meu dia-a-dia uma das tarefas mais importantes é ser solicitado a ir até as empresas a fim de compreender como funciona o gerenciamento das informações e depois expor minhas sugestões de implementação e melhorias, em relação ao Business Intelligence (BI), no cliente. Nessas minhas visitas tenho verificado muitas mudanças sobre o BI no cenário organizacional, principalmente, em grandes empresas. 

 Antigamente, quando o BI surgiu, as empresas adotavam o sistema para que os diretores do alto escalão, os tomadores de decisão, tivessem a mão dados numéricos e recursos gráficos para traçar as melhores estratégias e decidirem pela atitude mais acertada a tomar. Entretanto, isso vem mudando. Hoje as empresas começam a utilizar o BI para apoiar todo o processo de negócio, ou seja, o BI torna-se uma ferramenta de uso geral nas corporações, passando a ser massificado.

Essa mudança na forma de utilizar o BI nas empresas foi apontada há tempos atrás por um dos diretores de pesquisa do IDC e que vem tornando-se realidade. “BI não significa somente ceder informações às pessoas, mas gerar apoio a qualquer decisão corporativa, de todos os departamentos e níveis hierárquicos. Pode gerar receita até mesmo usado externamente”, explicou Dan Vesset, diretor de pesquisas de Analytics & Data Warehousing da IDC Corp. 

E como fazer com que todos utilizem o BI? Por meio de um treinamento adequado aos profissionais das empresas, que agora passam a inserir os dados dentro do sistema e também sentem a necessidade de consultar as informações. Essa nova fase do BI é conceituada como Intelligente Process Automation (IPA) e possibilita automatizar todas as decisões operacionais diárias, gerando vantagens para empresas como agilidade e redução de custo.

Outra tendência amplamente divulgada é que as empresas estão investindo fortemente em BI e estão realmente acreditando na sua eficiência e eficácia. Tanto é que pesquisas divulgadas recentemente apontam esse movimento no mercado de TI. Segundo dados do Gartner, as empresas latino-americanas devem investir em TI, este ano, 5,44% a mais do que o registrado em 2006. Deste total, o Brasil deve ser responsável por 8,38%, seguido pelo México com 4,73%. E as três tecnologias mais citadas pelos CIOs da região como alvo dos investimentos foram: storage e virtualização, Business Intelligence (BI) e aplicações de negócio, respectivamente. 

* Marcos Abellón - Diretor Geral da W5 Solutions, empresa recentemente premiada pela Microsoft por uma de suas soluções de Business Intelligence (BI)


Novo sistema de controle wireless para iPod é lançado pela Mobimax

Para facilitar o uso e transporte do iPod numa corrida, caminhada, ciclismo ou na prática de outro esporte qualquer, a Mobimax – distribuidora brasileira de acessórios e periféricos de informática – acaba de lançar no mercado brasileiro o sistema de controle wireless para iPod. O aparelho permite total liberdade nos movimentos das mãos com total segurança e já está à venda no País. 

O Command é um novo controle remoto wireless com braçadeira, resistente a água e possui LED indicador de comando que pisca toda vez que clicam no controle. Tem função Sleep, que é ativado após 30 segundos sem utilização do aparelho. A braçadeira inclusa é de alta qualidade e conforto, feita em neoprene com diversos níveis de regulagem e com velcro para ajuste. Vem também com um clip de segurança para possibilitar o encaixe do iPod, além do braço, no cinto, no passante da calça, entre outros locais.

O novo sistema de comando wireless é muito fácil de usar. Basta encaixar o adaptador wireless incluso no conector dock e inserir uma bateria também inclusade 3v, a partir disso a comunicação entre o controle e o iPod é feita automaticamente. É compatível com iPod: Nano 1ª e 2ª gerações, Mini, 4ª Geração, 5ª Geração n/a Wireless e Dock 1 Controle Wireless.

Onde encontrar e preço sugerido:

O produto pode ser encontrado nos seguintes pontos de venda: Americanas, Atera, Brasoftware, Casa do Notebook, Shoptime, Softcorp e Submarino. O preço sugerido é R$ 490,00.


Sobre a Mobimax
Distribuidora brasileira, fundada em 2002, que atua nas áreas de computação móvel e periféricos de informática. Os principais itens distribuídos são acessórios para iPod, PDAs, telefones celulares, mesas gráficas, impressoras térmicas, dentre outros. E agora também passou a distribuir para o setor automotivo: navegadores GPS, kit viva-voz bluetooth, suportes para dispositivos móveis, entre outros. Além de sua linha de produtos de marca própria, a Mobimax representa atualmente inúmeras empresas instaladas na Europa, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Japão, Taiwan, Hong Kong e China. Entre elas: Arkon, Apple, Seiko, Sandisk, Parrot, Aceeca, Griffin, Armor, OtterBox, Sergio, Textra, iKit, HardCandy e Dension. Os produtos são encontrados nas grandes lojas de varejo e nos melhores pontos de venda de informática do Brasil. Mais informações no site:
www.mobimax.com.br


Mobimax distribui novas capas protetoras de silicone para teclados Apple

As mais recentes novidades da Mobimax, distribuidora brasileira de acessórios e periféricos de informática, são as capas protetoras de silicone para teclados dos laptops da Apple e teclados com e sem fio para desktops Apple. São três modelos de capas: Soft Touch, Soft Touch Pro e Soft Touch XT, respectivamente para os modelos MacBook; MacBook Pro e PowerBook G4 Aluminium; e teclados com e sem fio Apple. As capas estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir de julho próximo, nas melhores lojas do ramo. 

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Mobilidade a favor do serviço em campo

Mais um final de semana se aproxima e o frio me recorda a necessidade de fazer a famosa assinatura da TV a Cabo. Mas e a vontade onde está? Logo surge na mente: Pagar e gerenciar mais um serviço que talvez não ofereça um bom atendimento. Isso porque tantas pessoas reclamam do suporte e esperam longos períodos até a vinda do técnico. 

Como melhorar ainda mais o serviço prestado das operadoras de telefonia, TV a cabo, saneamento básico, ou seja, das empresas, que compõem o mercado de Utilities, aos consumidores finais? Muitas das reclamações hoje em dia são referentes a qualidade do atendimento mencionando a morosidade e as informações incorretas, como os problemas mais apontados. 

Como solucionar a questão? A resposta não é um mistério. A adoção de uma solução para automação dos agentes em campos por meio de um PDA que seja sincronizado com a retaguarda da empresa para possibilitar uma melhoria significativa do serviço tanto para o consumidor final quanto para a empresa prestadora desse tipo de serviço. 

O funcionamento da solução é simples. Todas as informações mencionadas pelo consumidor final são recebidas pela Central de Atendimento e inseridas no sistema da empresa pelo atendente. Por sua vez, o sistema organiza e gerencia as Ordens de Serviço (OS), definindo pela proximidade qual o agente deve se deslocar ao local do chamado e transmite as informações a este para um PDA ou smartphone, através de push. Este último é a tecnologia que sincroniza o equipamento com a retaguarda da empresa ou, caso a empresa não possua, poderá utilizar a ferramenta de gerenciamento via WEB, na qual é possível controlar as ações dos técnicos e suas ordens de serviço, tais como: mudanças de prioridade, cancelamentos e alterações de dados, além de visualizar relatórios gerenciais de todos os passos do processo, que possibilitam um maior controle sobre a empresa. 

A aplicação permite automatizar os processos de envio, solicitação, atualização, acompanhamento e gerenciamento de ordens de serviços e do trabalho realizado em campo e proporciona a disponibilização da informação em real-time interna e externamente.

Alguns dos principais diferenciais do serviço de push para envio de chamados aos PDAs em campo são:

•Solução Modular, que permite a montagem do aplicativo de acordo com a demanda e necessidade;

•Adaptação de formulários e relatórios;
•Integração de forma transparente em diferentes fontes de dados e sistema;
•A comunicação poderá ser feita com qualquer meio de comunicação (ou qualquer operadora de telefonia celular (GSM, TDMA, CDMA) e será gerenciada pelo nosso módulo de comunicação que garante 100% de confiabilidade no envio e recebimento de dados; 
•Os agentes de campo podem trabalhar tanto on-line ou off-line, dependendo da possibilidade de acesso ao recurso de comunicação remota ou quando a redução de custo de comunicação é um fator que deve ser considerado; 

Quando o técnico estiver no local do chamado, ele já terá em mãos de todo o material necessário para atender aquela OS e ao finalizar o atendimento poderá comunicar em tempo real à empresa o término. Ganham todos: cliente, empresa e o agente. 

Agora como isso ocorre? Por exemplo, a fornecedora de água e esgosto precisa munir seus agentes de campo com PDAs ou smartphones e, este por sua vez, precisa incluir um software para realizar a gestão do atendimento em campo em sincronia com a solução de gestão da empresa. Então, quando algum problema surgir: você liga para a Central, menciona a situação e logo o agente em campo mais próximo do local já recebe a OS para fazer o atendimento. 

Simples, não? Mas a adoção pelas empresas ainda é pequena no País. As vantagens são inúmeras, e entre elas posso destacar: agilidade, segurança dos dados, redução de custos e a satisfação do cliente. Esperamos que esse cenário atual do mercado de Utilities se transforme e, em curto prazo de tempo, os consumidores possam ter uma boa visão desses serviços e das empresas que as operam.

João Moretti – Diretor e fundador da MobSys, empresa brasileira especializada em soluções de mobilidade corporativa


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