Nova tecnologia para aplicativos móveis otimiza prestação de serviço

O blá-blá-blá da globalização todo mundo já ouviu e sabe que é uma verdade, ou seja, que a concorrência ficou mais acirrada entre as empresas e que só os melhores sobrevivem. Por causa de tudo isso, as empresas procuram agora oferecer aos seus clientes diferenciais. No caso das empresas prestadoras de serviços como telefonia, saneamento básico, operadoras de televisão a cabo e internet, entre outras, que trabalham com atendimento direto ao consumidor final, tiveram que repensar e melhorar a prestação do serviço. 


Grande parte das reclamações, no caso dessas empresas, era no atendimento: demora no retorno, visitas com atraso, técnicos que não tinham informações completas e corretas, enfim uma série de problemas relativas a ordem de serviço. Pensando nisso, muitas empresas especializadas em soluções de mobilidade desenvolveram aplicativos para os agentes em campo. 

Essas soluções têm como objetivo automatizar o processo de prestação de serviço. A partir de um PDA, smartphone ou celular, o agente em campo pode receber todas as informações atualizadas sobre uma visita e informar também a central sobre o andamento do trabalho. Assim garantindo agilidade, redução de custos e melhora na satisfação do cliente. Mas ainda a prestação de serviço não era excelente. Isso porque internamente o sistema não estava completo, a novidade agora é a adoção de uma nova tecnologia nos aplicativos envolvendo uma nova plataforma de sincronismo.

Antigamente, a Central precisava distribuir as ordens de serviço (OS) pelos agentes e agora eles recebem, em sincronismo com a Central, as OSs diretamente pelo aplicativo no PDA, smartphone ou celular. A gestão do serviço ganha em agilidade e aperfeiçoamento e, conseqüentemente, a satisfação do cliente aumenta.

João Moretti – Diretor e fundador da MobSys, empresa brasileira especializada em soluções de mobilidade corporativa

logo conecte 2014 conteudo