Setor laboratorial aprimora a qualidade do serviço com base no processo de Acreditação

A melhoria da qualidade no setor laboratorial começa a dar os primeiros sinais de mudança, principalmente, com a norma RDC 302 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta as condições dos laboratórios. Mas agora também alguns laboratórios se preparam para obter uma Acreditação, no qual as empresas são avaliadas e certificadas quanto a qualidade do serviço prestado tanto do aspecto gerencial como laboratorial.

O superintendente da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e médico, Fábio Leite Gastal, vai apresentar durante o 34º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) e 7º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC) uma conferência denominada “Modelos referenciais para reconhecimento da prática da qualidade”. Na apresentação, será abordada a situação laboratorial atual e as possíveis metodologias que contribuem para os laboratórios obterem o selo de acreditação.

Segundo dados da ONA, atualmente existem 25 laboratórios no País acreditados no nível 2, que aponta a qualidade no serviço e na gestão. “É um bom número, já que o processo de acreditação é recente no Brasil. É uma grata surpresa. O interessante é que a Acreditação avalia toda a atividade fim, ou seja, os fatores empresariais e o funcionamento sistêmico”, afirma Dr. Fábio L. Gastal. “Queremos promover a qualidade da assistência à saúde no País”, complementa Gastal. Nos Estados Unidos e Canadá o processo de Acreditação já existe há mais de 50 anos.

A palestra “Modelos referenciais para reconhecimento da prática da qualidade” será no dia 13 de junho durante o 34º CBAC e 7º CBCC. Paralelamente aos Congressos, o evento contará com uma área de exposição, na qual cerca de 100 empresas apresentarão as mais recentes novidades do setor laboratorial.

Serviço:

Data: 10 a 14 de junho de 2007
Local: ExpoMinas – Belo Horizonte (MG)
site: www.cbac.org.br