Diagnóstico e prognóstico do câncer é destaque do 34º CBAC e 7º CBCC

O câncer ainda mata muito, são milhões de pessoas morrendo por ano e os estudiosos continuam com afinco as pesquisas para encontrar a cura. Nessa jornada está o pesquisador brasileiro Luiz Fernando Reis, farmacêutico-bioquímico e profissional do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer e do Hospital do Câncer (SP), que ministrará uma palestra “Desenvolvimento de métodos moleculares para o diagnóstico e prognóstico do câncer”, no dia 12 de junho próximo, durante o 34º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e 7º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. O evento ocorre entre os dias 10 e 14 de junho deste ano, em Belo Horizonte (MG). 

A apresentação será sobre o comportamento das células tumorais e o método denominado Microarranjo de DNA ou Biochip, que permite a partir da mensuração de genes no tumor obter um melhor diagnóstico, além de precoce, e principalmente verificar como será o prognóstico da doença. “Queremos principalmente saber como é o prognóstico da doença, ou seja, pretendemos descobrir como as células se comportam com o tratamento. Durante o congresso vou apresentar um estudo com câncer de estômago e mostrar a partir de estatísticas e outros cálculos matemáticos como encontrar um conjunto de genes que podem contribuir para o diagnóstico precoce da doenca”, explica o pesquisador e farmacêutico-bioquímico Luiz F. Reis. 

 Pesquisas neste campo vêm sendo estudadas há cerca de 10 anos no mundo todo e se baseiam no estudo do DNA, o qual permite a detecção precoce de vários tipos de câncer. O DNA tem um papel importante no comportamento das células. “Acredito muito nessa técnica, que poderá trazer contribuições importantes”, afirma Reis. 

Congresso

Estão previstas cerca de 120 palestras ministradas por especialistas internacionais e nacionais de renome. Os temas do 34º CBAC estão divididos por seis subáreas: Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Microbiologia, Gestão Estratégica e da Qualidade, Biologia Molecular, Parasitologia e Especialidades Diversas. Paralelamente aos Congressos, o evento contará com uma área de exposição, na qual cerca de 100 empresas apresentarão as mais recentes novidades do setor laboratorial.

Serviço:

34º CBAC e 7º CBCC
Data: 10 a 14 de junho de 2007
Horário: 09h às 19h
Local: ExpoMinas – Belo Horizonte (MG)
Tel: (62) 3214-1005
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
site: www.cbac.org.br

Sobre o CBAC

Desde 1971, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas realiza o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas com o intuito de aprimorar o conhecimento técnico dos congressistas e apresentar na área de exposição os mais recentes equipamentos, produtos e serviços do setor. Considerado pelos participantes, expositores, conferencistas e o mercado em geral, como o maior e mais importante congresso na área de análises clínicas da América Latina. 


logo conecte 2014 conteudo