Aquisições e fusões modificam setor laboratorial no País

Desde o ano de 1999, o setor laboratorial está sofrendo mudanças com as constantes aquisições e fusões. A primeira aquisição que se tem notícia é a do Banco Pátria que comprou uma participação no então Laboratório Deboni & Auriemo. A partir de então, o setor está se adaptando a nova realidade. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) irá promover algumas paletras com foco neste assunto e os seus impactos durante a realização do 34º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), que acontece de 10 a 14 de junho, em Belo Horizonte (MG).

Atualmente, as principais aquisições no setor laboratorial foram feitas pelo Diagnósticos da América S. A. (DASA). O grupo já comprou 14 laboratórios, entre eles, o Laboratório Álvaro, que atua fortemente na área de apoio a outros laboratórios. O grupo Fleury também comprou alguns laboratórios no País e formou recentemente a rede NKB. De acordo com o vice-presidente do Instituto Hermes Pardini, Carlos Olney Soares, “Com isso há o risco de uma enorme concentração em um único grupo e a conseqüente massificação do atendimento”, sentencia.

“Acredito que cada vez mais haverá a terceirização de exames especializados. Isso porque a política de preços adotada pelo convênios impossibilita o investimento em novos procedimentos. A tendência é que os pequenos e médios laboratórios concentrem seus esforços na realização de um atendimento de excelência e exames de baixa e média complexidade”, explica Olney. Para quem trabalha no setor o vice-presidente diz que: “Acredito que estão ocorrendo mudanças de filosofia, exigindo mais de todos, pois estão estas empresas são focadas em resultados”.

Paralemente ao 34º CBAC, ocorrerá o 7º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Além disso, a SBAC e a SBCC promoverão uma Feira de Exposição, aberta a visitação durante os dias dos Congressos, que apresentará as mais recentes novidades em produtos e serviços do setor laboratorial.

Serviço:

Data: 10 a 14 de junho de 2007

Local: ExpoMinas – Belo Horizonte (MG)

site: www.cbac.org.br