Setor laboratorial no Brasil mantém ritmo de crescimento

Pesquisas recentes feitas pelo Ministério da Saúde mostram que o setor de saúde mobiliza R$ 70 bilhões de reais por ano, representando 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega direta e indiretamente 2 milhões de profissionais. Já a área laboratorial, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são 17 mil laboratórios no País, responsável por movimentar cerca de R$ 7 bilhões ao ano e criar 300 mil empregos diretos e indiretos, sendo que 150 mil são de profissionais com título de graduação. Pensando na capacitação e atualização desses trabalhadores estará acontecendo o 37º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica e 10º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, entre os dias 16 e 20 de maio próximo, no Centro de Convenções de Goiânia (GO).


Segundo a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o setor laboratorial vai manter o crescimento dos anos anteriores, que é de 5% ao ano. Ou seja, entre os laboratórios de pequeno, médio e grande porte, a SBAC acredita que atualmente seja realizado cerca de 11 milhões de exames mensalmente, sendo que 70% dos laboratórios concentram-se nas regiões Sul e Sudeste. Outro dado é que os exames mais realizados são: Hemograma, Dosagem de Glicose, TSH Tireóide e exames parasitológicos nas regiões Norte e Nordeste. 

Em Goiânia (GO), cidade que sediará o 37º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC) e o 10º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), a SBAC considera que são realizados por volta de 2,5 milhões de exames por mês. Estima-se que existam cerca de 350 laboratórios no Estado, sendo 200 na Capital e 150 estão localizados no interior. 

“O crescimento no setor laboratorial comprova a eficiência dos profissionais e dos laboratórios e acima de tudo, indica que os cidadãos brasileiros têm preocupação com a saúde e o bem estar. E o objetivo do Congresso é valorizar e capacitar os profissionais dessa área mostrando o quanto é importante a realização de exames e diagnósticos para que, uma vez identificada uma doença, o tratamento possa ser o feito o quanto antes possível”, afirma o Presidente da SBAC, Ulisses Tuma. 

Congresso

Estão programadas para acontecer cerca de 123 atividades entre elas workshops, palestras e mesas-redondas com profissionais renomados e acadêmicos conceituados do setor laboratorial. Os principais temas serão: Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Microbiologia, Gestão Estratégica e da Qualidade, Biologia Molecular, Parasitologia e Especialidades Diversas. Paralelamente aos Congressos, o evento contará com uma área de exposição, na qual cerca de 100 empresas apresentarão as mais recentes novidades do setor laboratorial. 

Serviço
37º CBAC e 10º CBCC 
Data: 16 a 20 de maio de 2010 
Horário: 09h às 18h30 
Local: Centro de Convenções de Goiânia 
Tel: (62) 3214-1005 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.cbac.org.br 

Sobre o CBAC 

Desde 1971, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas realiza o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas com o intuito de aprimorar o conhecimento técnico dos congressistas e apresentar na área de exposição os mais recentes equipamentos, produtos e serviços do setor. Considerado pelos participantes, expositores, conferencistas e o mercado em geral, como o maior e mais importante congresso na área de análises clínicas da América Latina. 

logo conecte 2014 conteudo