Estudo sobre saúde e desenvolvimento sustentável é tema de palestra no 37º CBAC e 10º CBCC

Durante o 37º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) e o 10º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC) que está acontecendo no Centro de Convenções de Goiânia (GO), o médico e especialista em parasitologia Luiz Hildebrando Pereira da Silva apresenta “Relações do sistema produtivo com a saúde em áreas suburbanas e rurais de Rondônia (RO)”. A palestra acontece no dia 17 de maio, às 15h30. 


De acordo com o palestrante, “apesar dos progressos observados nos últimos 20 anos com a instalação do Sistema Único de Saúde, no atendimento à população brasileira, na infra-estrutura a isso destinada e no desenvolvimento de pesquisas científicas e técnicas na área saúde, persiste no Brasil grandes desigualdades regionais e sociais nesse atendimento”. A apresentação enfocará as origens desse processo de desigualdade ocasionadas pelas deficiências da infra-estrutura física e humana e das bases sócio-econômicas do sistema produtivo das populações que sofrem dessa carência ao nível regional e social.  

Como uma tentativa de minimizar esses impactos, dr. Hildebrando aponta algumas questões importantes: desenvolvimento da atividade científica e tecnológica de ponta na área de fármacos, imunobiológicos e de instrumentação para reduzir a dependência financeira da área de saúde em relação ao país; introdução, difusão e inovação de tecnologias tradicionais nas atividades produtivas da população carente para elevar sua renda básica, restringir os processos migratórios de urbanização selvagem e de abandono das áreas rurais. 

“Outro fator fundamental é fortalecer o processo democrático e cívico da Republica Federativa pelo desenvolvimento progressivo de Serviço Civil obrigatório, ao invés do serviço militar, para todas as atividades e profissões relativas à saúde da população”, afirma Hildebrando. 

Congresso 

Estão programadas para acontecer cerca de 123 atividades entre elas workshops, palestras e mesas-redondas com profissionais renomados e acadêmicos conceituados do setor laboratorial. Os principais temas serão: Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Microbiologia, Gestão Estratégica e da Qualidade, Biologia Molecular, Parasitologia e Especialidades Diversas. Paralelamente aos Congressos, o evento contará com uma área de exposição, na qual cerca de 100 empresas apresentarão as mais recentes novidades do setor laboratorial. 

Serviço
37º CBAC e 10º CBCC 
Data: 16 a 20 de maio de 2010 
Horário: 09h às 18h30 
Local: Centro de Convenções de Goiânia 
Tel: (62) 3214-1005 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.cbac.org.br 

Sobre o CBAC 

Desde 1971, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas realiza o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas com o intuito de aprimorar o conhecimento técnico dos congressistas e apresentar na área de exposição os mais recentes equipamentos, produtos e serviços do setor. Considerado pelos participantes, expositores, conferencistas e o mercado em geral, como o maior e mais importante congresso na área de análises clínicas da América Latina. 

logo conecte 2014 conteudo