Especialista em Gripe H1N1 do laboratório Fleury ministrará conferência no 37º CBAC e 10º CBCC

O médico e especialista em Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitarias, Celso Granato, apresentará uma conferência sobre o que aconteceu em abril do ano passado com relação à gripe A/H1N1 e também sobre a vacinação que está sendo oferecida para a população brasileira neste exato momento. A conferência “Gripe A (H1N1): diagnóstico e cenário


atual da doença “ acontecerá no dia 17 de maio às 14 horas, durante o 37º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) e 10º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC), que será realizado no Centro de Convenções de Goiânia (GO). 

O palestrante irá mostrar o número de casos no Brasil e no mundo, dados clínicos da doença e pretende ainda explicar sobre os processos diagnósticos adotados para a detecção do vírus H1N1. “Na maior parte dos vírus encontrados utilizamos os testes convencionais como Imunocromatográfico, mas no caso do vírus H1N1 foi preciso adotar um teste chamado PCR cuja receita nos foi fornecida por grupos dos EUA . É uma técnica cara e restrita a poucos laboratórios”, explica Celso Granato. 

Agora no Brasil o Ministério da Saúde está sendo realizando a campanha nacional de vacinação contra a gripe A pandêmica, que começou no dia 8 de março de 2010 e irá até o dia 21 de maio de 2010. Agora estão sendo vacinadas as pessoas com mais de 60 anos e depois será a população de 30 a 39 anos. Para isso, o Ministério da Saúde divulgou que foram comprados até o momento cerca de 83 milhões de doses da vacina contra a gripe A pandêmica. 

“A vacina que o Ministério da Saúde comprou é muito boa e tem uma cobertura de 90% dos casos. Com grande probabilidade, a vacina feita para 2010 não servirá para o ano seguinte, isso porque o vírus vai sofrer mutações e a cobertura seria falha”, afirma Granato. 

Congresso

O 37º CBAC e o 10º CBCC são promovidos pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC) e tem como intuito a capacitação e atualização dos profissionais ligados a área laboratorial, como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, médicos patologistas e demais profissionais vinculados ao laboratório clínico.  

Estão programadas para acontecer cerca de 123 atividades entre elas workshops, palestras e mesas-redondas com profissionais renomados e acadêmicos conceituados do setor laboratorial. Os principais temas serão: Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Microbiologia, Gestão Estratégica e da Qualidade, Biologia Molecular, Parasitologia e Especialidades Diversas. Paralelamente aos Congressos, o evento contará com uma área de exposição, na qual cerca de 100 empresas apresentarão as mais recentes novidades do setor laboratorial. 

Serviço
37º CBAC e 10º CBCC 
Data: 16 a 20 de maio de 2010 
Horário: 09h às 18h30
Local: Centro de Convenções de Goiânia 
Tel: (62) 3214-1005 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.cbac.org.br 

Sobre Celso Granato 

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1978), Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (1981), especialização em Microbiologia e Imunologia Médica pela Universitat Hamburg (1983), especialização no papel dos Vírus Hepatotrópicos na carcinogênese pela Universite Claude Bernard Lyon I (1983), especialização em Hepatites e Aids pela Universite Claude Bernarde Lyon I (1988), especialização em Medicina Internacional, Retrovirus e Banco de Sangue pela Cornell University (1989), especialização em Virologia pela Hospital Necker Enfants Malades (1991), mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (1991). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. 

Sobre o CBAC 

Desde 1971, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas realiza o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas com o intuito de aprimorar o conhecimento técnico dos congressistas e apresentar na área de exposição os mais recentes equipamentos, produtos e serviços do setor. Considerado pelos participantes, expositores, conferencistas e o mercado em geral, como o maior e mais importante congresso na área de análises clínicas da América Latina. 

logo conecte 2014 conteudo