Curso Teórico-Prático de “Diagnóstico Laboratorial das Doenças Autoimunes consenso FAN Hep-2” é oferecido no 37º CBAC e 10º CBCC

O 37º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) e o 10º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC) promoverão o curso teórico-prático “Diagnóstico laboratorial das doenças autoimunes consenso FAN Hep-2”, que será realizado no dia 16 de maio, das 8 horas às 18h30, no Laboratório de Análises Clínicas da PUC área 4. O enfoque do curso será baseado em um resumo dos consensos brasileiros para pesquisa de anticorpos no substrato Hep-2; um trabalho prático com IFI; as abordagens clínico laboratoriais de doenças auto-imunes; e o detalhamento do novos padrões pontilhado fino denso tendendo a homogêneo e o padrão em rodas e bastões, o padrão citoplasmástico RR. 


De acordo com o professor e doutor Paulo L. Francescântonio que irá ministrar o curso, “Observamos um padrão citoplasmástico em anos recentes caracterizado pela presença de anéis e bastões em número variado de células HEp 2, presentes em 95% das células de alguns substratos comerciais. Estudos de co-localização afastam a possibilidade de se tratar de estruturas citoplasmáticas conhecidas, como Golgi, mitocôndrias e retículo endoplasmático. A maioria dos soros que reconhecem este padrão provem de pacientes com diagnóstico de hepatite C crônica, tratados com alfa-interferon. Tal associação clínica explica o porquê de tal padrão ser visto apenas em anos recentes em vários laboratórios comerciais." 

Com graduação em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980), graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1985) e mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), o doutor Paulo Luiz Francescântonio é atualmente professor assistente I de Imunologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Diretor do Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e possui ampla experiência na área de Patologia Clínica, com ênfase em Auto-Imunidade.  

“Tenho certeza que foi elaborado um ótimo conteúdo sobre o tema de Doenças Autoimunes, que irá servir para apresentar o contexto atual, além de esclarecer dúvidas dos congressistas. Quem participar irá ganhar muito com isso” diz o Presidente da SBAC, Dr. Ulisses Tuma. 

O 37º CBAC e o 10º CBCC é promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC) e tem como intuito a capacitação e atualização dos profissionais ligados a área laboratorial, como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, médicos patologistas e demais profissionais vinculados ao laboratório clínico.  

Estão programadas para acontecer cerca de 123 atividades entre elas workshops, palestras e mesas-redondas com profissionais renomados e acadêmicos conceituados do setor laboratorial. Os principais temas serão: Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Microbiologia, Gestão Estratégica e da Qualidade, Biologia Molecular, Parasitologia e Especialidades Diversas. Paralelamente aos Congressos, o evento contará com uma área de exposição, na qual cerca de 100 empresas apresentarão as mais recentes novidades do setor laboratorial. 

Serviço
37º CBAC e 10º CBCC 
Data: 16 a 20 de maio de 2010 
Horário: 09h às 18h30 
Local: Centro de Convenções de Goiânia 
Tel: (62) 3214-1005 
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.cbac.org.br 

Sobre o CBAC 

Desde 1971, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas realiza o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas com o intuito de aprimorar o conhecimento técnico dos congressistas e apresentar na área de exposição os mais recentes equipamentos, produtos e serviços do setor. Considerado pelos participantes, expositores, conferencistas e o mercado em geral, como o maior e mais importante congresso na área de análises clínicas da América Latina.

logo conecte 2014 conteudo