Setor laboratorial movimenta R$ 900 milhões/ano no País

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) o setor laboratorial movimenta em torno de R$ 900 milhões por ano e congrega cerca de 200 mil profissionais diretos e 1 milhão indiretamente em todo o País. Para capacitar e atualizar toda essa mão-de-obra do setor composta de médico patologistas, biomédicos, bioquímicos, entre outros, a SBAC está promovendo desde o dia 10 de junho até o dia 14 de junho o 34º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), que acontece no ExpoMinas, em Belo Horizonte (MG).

A SBAC considera que existam cerca de 20 mil laboratórios de análises clínicas no Brasil e que realizam em média 10 milhões de exames por mês distribuídos entre grandes, médios e pequenos estabelecimentos. A maior concentração dos laboratórios está na região Sudeste com 70% e os 30% restantes espalhados pelas outras regiões do País. Outro dado interessante é que os exames mais realizados são: Hemograma, Dosagem de Glicose, TSH Tireóide e exames parasitológicos nas regiões Norte e Nordeste.

“Mudanças estão ocorrendo no mercado há alguns anos e uma das maiores causas é o investimento em tecnologia, sendo que cerca de 10 a 15% do faturamento dos laboratórios é destinado a automatização dos processos. As principais áreas beneficiadas são: Bioquímica, Hematologia, Bacteriologia e Imunologia. Para os pacientes, as vantagens advindos com as novas tecnologias são: resultados de exames disponibilizados mais rapidamente, diminuição na quantidade de material humano coletado e o menor custo”, afirma o Presidente do 34º CBAC, Dr. José Ronaldo Cardoso.

Paralelamente ao 34º CBAC e 7º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC), acontece uma Exposição do setor com a participação de cerca de 100 empresas da área laboratorial. Estão presentes empresas como: Labtest, Dade Behring, Johnson & Johnson, Siemens, Hermes Pardini, entre outras.

Serviço:

Data: 10 a 14 de junho de 2007
Local: ExpoMinas – Belo Horizonte (MG)
Av. Amazonas, 6030, Bairro Gameleira, 30510-000, Belo Horizonte, MG.