A vantagem de contratar aposentados

Os empregadores podem descobrir algumas vantagens na contratação de trabalhadores com mais de 50 anos. Entre as vantagens, podemos citar o fato de que eles se sentem mais motivados e criativos nas atividades que lhes são propostas, têm mais comprometimento e autonomia, são mais confiáveis e apresentam maior capacidade na solução de problemas. Também apresentam mais coerência e ética em seus comportamentos no trabalho, e possuem, geralmente, maior estabilidade emocional e, acima de tudo, experiência.

Entretanto, é preciso que mais empresas contemplem, em suas políticas de recursos humanos, programas de preparação para a aposentadoria, como estabelecido na Lei no 8.842 (Brasil, 1994), que trata da competência dos órgãospúblicos em "criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedênciamínima de dois anos antes do afastamento".

Também não são conhecidas iniciativas por parte das organizações para lidar com o ageismo ou o idadismo (atitude preconceituosa e discriminatória com base na idade), os preconceitos frente ao desempenho e o aproveitamento dos trabalhadores mais velhos.

A cada dia se faz mais presente a importância de um programa de educação apoiado pelas empresas e pelo governo, voltado tanto para a retenção do trabalhador mais velho no mercado quanto para o apoio a sua aposentadoria, conforme o caso.

Todos os trabalhadores, jovens e idosos, devem ter oportunidades de emprego e condições para assegurar um futuro digno para si mesmos. O ponto de partida para as organizações é que devem ser sensibilizadas frente aos benefícios que ela alcançará através da integração de suas equipes inter geracionais.

Nesse programa, os futuros aposentados são estimulados a realizar atividades intelectuais, a repensar nas novas opções de vida profissional, mais gratificantes e com horários reduzidos, a questionar as oportunidades de lazer e a forma de obter o melhor de seus relacionamentos afetivos, familiares e sociais.

Para que tudo isto seja viável, deve existir este olhar da organização para o ser humano, pois exigirá um investimento financeiro e também o envolvimento de especialistas, incluindo a participação do gestor deste colaborador em todo o processo. É o que chamamos de uma empresa humanizada, onde existe este cuidado com as pessoas, não só enquanto funcionário, mas na qualidade de vida.

 

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