ERP de logística é modernizado em menos de 2 meses com a criação de aplicativo de coleta e entrega

Para atender aos pedidos de seus clientes, a Sil Sistemas precisou reinventar um de seus principais ERPs, transformando seu sistema de gestão para empresas de transporte e logística de win para web e também criar um aplicativo mobile. O desafio era criar um diferencial para seu ERP de transporte em menos de 2 meses, entender as necessidades das empresas de transporte e dos motoristas para criar um app que fosse eficaz, mas com uma utilização extremamente simples. Tudo isso foi desenvolvido com sucesso utilizando GeneXus – ferramenta que permite desenvolver software em multiplataformas.

A Sil Sistemas é uma empresa com sede em Caxias do Sul (RS) e filial em São José dos Campos (SP) que atua na área desde 1982. A empresa tem 45 funcionários, mais de 150 clientes ativos para seus 14 sistemas. Um de seus principais produtos é o Sil Sintra, sistema de gestão completo e totalmente integrado, especialmente desenvolvido para empresas de transporte e logística que existe desde a fundação da empresa. O Sintra já era um sucesso, mas os próprios clientes passaram a exigir novas funcionalidades da ferramenta, como: aplicação na nuvem, possibilidade de rastrear onde estava cada caminhão e cada encomenda, além da criação de portais de acesso para que os clientes das transportadoras conseguissem sozinhos rastrear os produtos que estavam aguardando.

Aqui moravam dois grandes desafios: conseguir mudar todo o sistema sem que ele parasse de funcionar em nenhum momento e manter um layout exatamente igual para web da solução win. Isso era importante, pois muitas empresas utilizavam o Sintra há anos, muitos de seus colaboradores nem precisavam olhar para a tela para realizar o trabalho. Qualquer alteração nessa tela causaria muita dor de cabeça para a empresa.

Para realizar a conversão, foi necessário migrar de win para web e de FoxPro para .Net. A estratégia utilizada foi dividir a equipe da Sil Sistemas para que cada grupo ficasse responsável por um módulo (cadastro, finanças, etc) e ir mudando aos poucos. A conversão ainda está sendo realizada, mas a empresa já tem cerca de 85% do sistema finalizado. Hoje, o Sintra na web tem 5.872 objetos e 603 transações, tudo desenvolvido com GeneXus.

“A nova versão do GeneXus nos ofereceu funcionalidades, que nossos clientes já desejavam, como a criação de gráficos para garantir um controle e dinamismo maior das empresas”, explica Flávio Rogério da Silva, desenvolvedor GeneXus da Sil Sistemas e também responsável por pesquisa e desenvolvimento de projetos Smart Device Integrados ao ERP. “Com a mudança de win para web, começamos a evoluir também como empresa, ficando atualizados com as versões de GeneXus. Antes, ficamos alguns bons anos utilizando a versão 9. Passamos então a acompanhar as versões de GeneXus Evolution e chegamos até a GX Evolution 3. Foi quando começamos a estudar o desenvolvimento para mobile”, explica o desenvolvedor.  

Versão mobile para rastrear coletas e entregas

Surgiu então a necessidade da criação de um aplicativo que permitisse ao próprio caminhoneiro registrar suas coletas e entregas e, assim, conseguir enviar essas informações para a empresa. Antes de começar o desenvolvimento em si, a equipe da Sil Sistemas foi in loco para conversar com os donos das empresas e os motoristas para descobrir quais as principais necessidades. Foram levantadas questões como: insatisfação dos clientes por não conseguirem encontrar sua entrega com facilidade, gasto alto com ligações das empresas para os caminhoneiros (já que as empresas ligavam para eles tentando localizá-los), baixa produtividade de processos de coleta e entrega e até mesmo informações falsas vindas dos motoristas.

Outro aspecto que vale mencionar era a existência de problemas judiciais, já que acontecia do caminhoneiro estar na porta da empresa esperando determinada carga ficar pronta e acabar sendo assaltado. O motorista entrava com processo contra a empresa e normalmente ganhava.

O desenvolvimento do app Sintra resolve esses problemas porque cria uma roteirização das entregas, consegue rastrear onde cada caminhão está e ainda envia para o motorista a informação de que a sua carga está pronta on-line, fazendo com que ele possa aguardar a sua carga em casa.

Um ponto interessante descoberto com a pesquisa, segundo Flávio, é que para os caminhoneiros a coleta era muito mais crítica do que a entrega. Foram criados três botões na tela do app para que o motorista pudesse marcar a atividade que havia acabado de realizar: coleta, entrega ou coleta e entrega ao mesmo tempo. É comum que eles precisam levar e buscar alguma encomenda no mesmo local.

Foi criado também um portal que permite aos próprios clientes das transportadoras pesquisarem onde está sua carga. Isso diminuiu drasticamente o número de ligações que as empresas recebiam e, por consequência, o número de ligações feitas para os caminhoneiros. 

“Todas as telas precisavam ser o mais simples possível, para que o motorista não perca tempo. Desenhamos todas as telas e fizemos a validação com nossos clientes e com os caminhoneiros. Desenvolvemos também algumas tabelas dentro do aplicativo para fazer a captação off-line, pois o processo precisa continuar mesmo que esteja sem Internet”, explica o desenvolvedor.

Este foi o primeiro aplicativo desenvolvido dentro da Sil Sistemas, e mesmo assim, ele foi desenvolvido em apenas dois meses por um único profissional: o próprio Flávio. “Eu já havia realizado um curso sobre o assunto anteriormente em São Paulo, mas foram os conhecimentos repassados pela Comunidade GeneXus que realmente me ajudaram a concluir com sucesso esse projeto”, comenta o profissional. 

Assim que instalado no smartphone, o app bloqueia o acesso para o usuário desligar o GPS. O motorista precisa informar seu CPF e a placa do caminhão. O sistema só reconhece aparelhos que possuem o token da sua empresa, impossibilitando que outras pessoas tentem utilizar ou enganar o sistema.“Todos os recursos do aplicativo são nativos do GeneXus. Como não dominávamos o assunto, optamos por utilizar o que já conhecíamos e deu muito certo. Com a última versão do GeneXus Evolution 3, criamos uma tela de acompanhamento para o pessoal que fica na central. Desenvolvemos também um grid que mostra quanta carga está dentro e o espaço disponível em cada veículo.”, finaliza o desenvolvedor.

Sobre a Sil Sistemas

Visão, coragem e compreensão das necessidades do mercado foram alguns dos ingredientes necessários para o início das atividades da SIL em 1982. Uma época em que a informática – comparada às possibilidades atuais – ainda estava no berço. A SIL surgiu com o ônus, mas com as vantagens do pioneirismo. Superar as dificuldades da compreensão e do estudo das tecnologias foi um desafio tão grande quanto o de implementar essas ferramentas nas empresas da região. Hoje, mais de 30 anos depois, a SIL Sistemas despontou como uma sólida e experiente Fábrica de Softwares Empresariais. O ônus do pioneirismo se tornou um dos diferenciais da empresa que carrega grande experiência e alta credibilidade junto à sua seleta carteira de clientes distribuída por todo o Brasil. Diferenciar-se é algo que a SIL faz muito bem.

Sobre o GeneXus

GeneXus Internacional é a responsável pela criação de GeneXus™, o ambiente de desenvolvimento de software multiplataforma baseado em conhecimento e focado em modelos. É utilizado por mais 8.500 companhias para a criação de software de negócios em função de dados executados em servidores, desktops, Internet e dispositivos móveis.

Sua metodologia ágil e veloz permite automatizar os processos que exigem mais tempo e recursos para o desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software. Graças à facilidade que oferece ao usuário para adotar novas tecnologias com rapidez, GeneXusTM se converteu na plataforma de software empresarial preferida há mais de 25 anos. Sua abordagem única da criação de aplicativos flexíveis (baseada em modelar, gerar e iterar), combinada com um amplo suporte para linguagens de programação e bancos de dados atuais e herdados fazem de GeneXusTM uma ferramenta ideal para os usuários que buscam preencher a lacuna entre sua infraestrutura de TI e as novas tecnologias.

Fundada em 1988, com sede em Montevidéu, Uruguai, GeneXus Internacional tem filiais no Brasil, México, Japão e Estados Unidos. Também conta com distribuidores oficiais em 45 países da África, Ásia, Europa e América.

GeneXus™ é uma marca registrada de GeneXusInternational em Alemanha, Japão, Estados Unidos, Uruguai e em outros países.

logo conecte 2014 conteudo

Cliente: Artech/Genexus