Agências dos Correios utilizam sistemas desenvolvidos em GeneXus

Com duas soluções sendo utilizadas pelas agências dos Correios - o ERP SECT e a solução de pré-postagem MeusCorreios - a empresa Chip On prova que, com GeneXus, não é preciso ter uma equipe numerosa para conseguir desenvolver soluções que atendam grandes empresas. GeneXus é uma solução utilizada mundialmente por sua capacidade de simplificar e aumentar a produtividade no desenvolvimento de software. A primeira versão comercial do SECT foi desenvolvida em apenas seis meses por um único desenvolvedor.

Sistema de automação de agências 100% integrado, o SECT maximiza a operação e ainda gera relatórios gerenciais completos. O sistema surgiu em 1996 quando a proprietária de uma Agência de Correios Franqueada procurou a Chip On precisando de um software para administrar sua agência. Na época, todo o trabalho era realizado de modo manual, com diversos formulários sendo preenchidos à mão pelos atendentes. A primeira versão transcrevia estes formulários em um sistema VisualFox DBF e gerava relatórios de gestão, como fechamento de caixa e faturamento de clientes.

Pouco tempo depois, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) liberou o uso do software para a automação dos atendimentos. “O SECT foi o primeiro sistema capaz de preencher todos os requisitos a ser liberado pela diretoria regional do Paraná, única região em que atuávamos na época”, explica o diretor da Chip On, Hilton Jr. Com a obrigatoriedade de adoção do SARA - sistema próprio dos Correios para as Agências - em 2012, o SECT foi adaptado para fazer a pré-postagem dos objetos e para reunir as informações da Agência ao final do dia, realizando seu gerenciamento, com funções relativas ao fechamento financeiro, consistência de dados recebidos e do faturamento de clientes.

Atualmente, cerca de 120 agências franqueadas, das mil existentes no Brasil, utilizam o SECT. Aproximadamente 1.300 clientes utilizam o MeusCorreios para realizar suas pré-postagens em todos os estados brasileiros. Cerca de 7.500 empresas usam a ferramenta para acompanhar suas postagens, do momento da chegada na agência até a entrega no seu destino final. O MeusCorreios fornece o número de rastreamento do objeto postado para os remetentes e destinatários, diminuindo assim o número de ligações recebidas na Agência e no Cliente de pessoas perguntando sobre o andamento da sua encomenda. São realizadas por mês mais de 265 mil pré-postagens com a ferramenta, além de manter o histórico de cerca de 15 milhões de objetos postados.

Hoje, dois programadores trabalham no desenvolvimento das soluções. O SECT foi desenvolvido inicialmente com o GeneXus 8.0 e o MeusCorreios, em GeneXus Evolution 3. “O ganho de tempo e recursos envolvidos é absurdo”, comenta Hilton Jr. sobre o uso do GX. “Vejo como principais vantagens da ferramenta também a consistência e a facilidade de manutenção. Indico o uso de GeneXus para outras empresas sem a menor dúvida.”

Para o futuro, a Chip On pretende acrescentar cada vez mais recursos às duas soluções, de acordo com as demandas de seus usuários. A ideia é evoluir sempre para que o sistema não corra o risco de ficar parado no tempo em relação aos seus recursos “sempre contando com a ajuda das críticas e sugestões de nossos clientes e da tecnologia com o apoio do GeneXus”, finaliza Hilton. 

Sobre a Chip On

Fundada em 1992, com sede em Curitiba (PR), a Chip On é uma empresa brasileira que criou os sistemas SECT e MeusCorreios. Os seus diferenciais são: a proximidade com os clientes, visando constantes melhorias nos sistemas, com atendimento rápido e busca de soluções criativas. Tem como premissa oferecer o que há de melhor no mercado de Tecnologia da Informação, utilizando o CASE Genexus desde o gerador Cobol para o AS400 até o Ev3 .NET web. Mais informações em http://www.chipon.com.br/

Sobre GeneXus

GeneXus Internacional é a responsável pela criação de GeneXus™, o ambiente de desenvolvimento de software multiplataforma baseado em conhecimento e focado em modelos. É utilizado por mais 8.500 companhias para a criação de software de negócios em função de dados executados em servidores, desktops, Internet e dispositivos móveis.

Sua metodologia ágil e veloz permite automatizar os processos que exigem mais tempo e recursos para o desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software. Graças à facilidade que oferece ao usuário para adotar novas tecnologias com rapidez, GeneXusTM se converteu na plataforma de software empresarial preferida há mais de 25 anos. Sua abordagem única da criação de aplicativos flexíveis (baseada em modelar, gerar e iterar), combinada com um amplo suporte para linguagens de programação e bancos de dados atuais e herdados fazem de GeneXusTM uma ferramenta ideal para os usuários que buscam preencher a lacuna entre sua infraestrutura de TI e as novas tecnologias.

Fundada em 1988, com sede em Montevidéu, Uruguai, GeneXus Internacional tem filiais no Brasil, México, Japão e Estados Unidos. Também conta com distribuidores oficiais em 45 países da África, Ásia, Europa e América.

GeneXus™ é uma marca registrada de GeneXus International em Alemanha, Japão, Estados Unidos, Uruguai e em outros países.

logo conecte 2014 conteudo

Cliente: Artech/Genexus