GeneXus anuncia nova empresa no 25º Encontro Internacional GeneXus

Ontem teve início a 25ª edição do Encontro Internacional GeneXus com mais de 3.500 inscritos, em Montevidéu (Uruguai). Na abertura, o CEO Nicolás Jodal anunciou que a partir de agora a empresa só usará o nome GeneXus como identidade corporativa ao invés de Artech. Além disso, ele apresentou o ThalesLab, uma nova empresa para toda a Comunidade GeneXus em um auditório cheio.

Três dias de evento GeneXus

“Um dos componentes mais importantes desse evento é o conteúdo, e o que eu mais gosto é que as pessoas venham e aprendam” disse Jodal e afirmou que esse vai ser o evento com mais conteúdo de toda história dos Encontros serão mais de 180 palestrantes e mais de 200 atividades, algumas já tradicionais como as conferências, os laboratórios, os debates e os cafés, e também com ideias inovadoras como coaching, as quais são destinadas a desenvolvedores que desejam que seus aplicativos sejam avaliados por especialistas na área ou caso queiram perguntar especialistas como resolver determinados problemas".

Web, mobile e cloud

Em seu discurso, o CEO respondeu a pergunta What´s Next?. Segundo ele, “Os três componentes que estão definindo o tipo de aplicação que as pessoas necessitam hoje em dia são: a necessidade de ter sistemas web, ter aplicativos móveis e que estes estejam hospedados na nuvem”. O mundo de aplicações web é muito dinâmico e cada vez mais os sistemas web precisam oferecer acesso para dispositivos móveis, como os smartphones e os tablets. Isso tem causado uma pressão para que os sistemas sejam “mobile friendly”, e nesses últimos tempos mais ainda, porque o Google anunciou que irá tirar de suas listas de pesquisa aqueles sites que não são mobile friendly, afirmou Jodal.

“Em resumo vamos ter cada vez mais pressão para que os sistemas web sejam responsivos. Nós temos trabalhado bastante desde o GeneXus  X Evolution 3 e geramos para as plataformas mais relevantes desse mercado”.

Por um lado a venda de tablets tem caído e por outro lado temos a nova participação do cenário de wearables, que é o SmartWatch. “O mundo e os wearables é hoje uma realidade”.

A consolidação da nuvem é outra realidade, agora mais do que nunca há um efeito popular “para que tenham uma ideia estão subindo para a nuvem GeneXus cerca de seis mil e quinhentos apps por ano e a tendência é que o crescimento seja superior a 10%”, Nicolás Jodal enfatizou que há uma tendência gradual desde o IaaS e o PaaS. Nesse cenário, o Genexus trabalha com as nuvens mais populares: “Também estamos trabalhando com os provedores de PaaS como a IBM BlueMix”.

Nicolás Jodal também falou sobre o Genexus Cloud. A plataforma que permite colocar os apps em produção diretamente na ferramenta. Para mostrar isso, Nicolás Jodal convidou Gonzalo Galloti a compartilhar sua experiência com o App da Liga do México, lançado em fevereiro de 2015, e hoje com mais de um milhão de downloads e mais de 400 mil usuários nos fins de semana e aproximadamente 35 mil usuários simultaneamente. “Estou sim na nuvem não sei o que faria sem“, afirmou Galloti. Jodal anunciou ainda um novo parceiro GeneXus no Japão: JBCC Corporation.

APIs, dados e sensores

“Se observamos com atenção vamos ver uma tendência importante nos últimos tempos: cada vez é mais fácil conectar-se a dados de terceiros de uma forma programática,­ por exemplo, há um movimento mundial (Open Data) cada vez mais forte que prega porque os governos escondem seus dados. E na área de ERPs também sabemos que tem muitos APIs disponíveis e o que temos feito é criar conectores para alguns desses ERPs para que a integração seja mais fácil, e ainda conectores para plataformas de e-commerce como, por exemplo, Mercado Livre.

A respeito dos sensores, Jodal observou que: “Teremos cada vez mais sensores (...) conectados on-lines com velocidades cada vez mais rápidas. Então vamos para um mundo, no qual a entrada de dados está se tornando menos relevante. E o novo problema que temos de resolver é o que fazer com todos aqueles dados. Precisamos tirar de dados complexos informações simples e relevantes”.

ThalesLab para todos!

“E assim como temos cada vez mais API e cada vez mais sensores, há algo mais intangível que temos cada vez mais ideias”, falou Jodal enfatizando a importância de ideias para novos empreendimentos. Em seguida, ele anunciou a criação da ThalesLab, cuja missão é ajudar a criar empresas e trazer as pessoas que têm ideias a se unirem com as pessoas da Comunidade GeneXus que querem investir um pouco de tempo implementando e buscando um futuro promissor para a Comunidade GeneXus.

"Estamos entrando em um novo mundo onde algumas coisas estão se tornando abundante: APIs em todos os lugares, em todos os lugares sensores e ideias em todos os lugares. Tudo isso leva à necessidade de uma nova geração de aplicações cujas principais características são: orientado a dados, missão crítica, orientado a experiência do usuário e desenvolvimento incremental. É o que estamos trabalhando no GeneXus”, finaliza.

Sobre GeneXus

GeneXus International é a empresa criadora de GeneXus, a ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar. Esta solução de desenvolvimento multiplataforma de nível empresarial permite às empresas aproveitarem ao máximo suas equipes de desenvolvimento, simplificando a criação e a manutenção de programas e bases de dados, automatizando tudo o que é automatizável. GeneXus é a ferramenta escolhida por mais de 100 mil usuários corporativos e 8,5 mil empresas para aumentar sua flexibilidade e produtividade na hora de criar novos aplicativos.

logo conecte 2014 conteudo

Cliente: Artech/Genexus