O poder dos 3 F´s: Foco, Fé e Força

Em uma época inusitada na vida de centenas de pessoas, o covid-19 veio para trazer marcas profundas em nossa personalidade. O que é necessário para sair desta crise (oportunidade) com sucesso é o desenvolvimento de qualidades que podem nos ajudar a ultrapassar todo o medo e limitação que esta situação nos impõe.

Sugiro que possamos agir seguindo um caminho que eu chamo dos três efes: Força, Foco e Fé.

Força é um conceito da mecânica clássica newtoniana, a grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo modificando a sua velocidade, direção, calculando qual esforço foi feito.

Foco significa nitidez, a visão de uma imagem ou de um objetivo bem definidos, ter foco é ser planejado e organizado, ter persistência para atingir sonhos e metas, para alcançar o que se pretende.

Fé é uma adesão de forma incondicional a uma hipótese que uma pessoa passa a considerar como sendo uma verdade, confiança, crença, credibilidade em algo ou em alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

É necessária força, ou energia, para vencer a inércia de nosso corpo físico, de nossa emoção e mente! Em casa, afastados socialmente, nós questionamos: Por que preciso ser melhor, levantar e colocar uma roupa diferente do velho pijama? Malhar? Por que preciso conviver comigo próprio ou com minha família, demonstrando maturidade se “sou assim mesmo”?

Porque é necessário que tenhamos foco, isto é, que tenhamos a nitidez necessária para enxergar na nossa lente, que é um desafio a ser encarado, que exige de nós cuidado, pessoal e coletivo, que tem prazo, evolução, não é para sempre!
 

E, por fim, é necessária a fé! Essa qualidade tão importante que faz de nós otimistas, sempre olhando o lado positivo das experiências. Quantos de nós sentimos que estamos sendo olhados por uma Figura Maior, que representa uma Esperança que pode nos ajudar neste momento difícil?

Segundo Carl Jung, psiquiatra suíço e criador da psicologia analítica, a transcendência é uma qualidade humana, arquetípica, isto é, vista em todos os povos e em todas as épocas. O homem sempre olhou para o céu procurando sinais de salvação.

Estamos em abril e neste ano convivendo com o covid-19 e com a Páscoa ao mesmo tempo! Que seja de força, foco e fé! Que seja de renascimento a nós todos, para que sejamos humanos mais humanos e menos materialistas! Mais altruístas e verdadeiros, com mais fé, esperança e amor.

 *Ana Cassia Stamm é palestrante socióloga, psicóloga e psicoterapeuta Vibracional. Fundadora do Despertar do Ser Terapias Vibracionais. Mais informações em: www.despertardoser.com.br

Cliente: Ana Cássia Stamm